“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração millennial, que gosta de se jogar, sem medo de errar e quer ser livre para fazer suas escolhas – das mais previsíveis às mais inusitadas. E queríamos que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explica o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.
A partir do trabalho desenvolvido pelo recém-anunciado grupo IBM Research AI for Product Composition e também com base em estudos anteriores da IBM – que utiliza IA para comparar sabores e criar receitas – nasceu o Philyra. O sistema utiliza novos e avançados algoritmos de aprendizado de máquina para filtrar centenas de milhares de fórmulas e milhares de matérias-primas, auxiliando na identificação de padrões e novas combinações de aromas. Mais do que apenas servir de inspiração, o Philyra pode projetar formulações de fragrâncias totalmente novas.
O trabalho da IBM com a Symrise abrange três unidades de negócios dentro da sua Divisão de Fragrâncias: Fragrâncias Finas, Cuidados com o Lar e Cuidados com Beleza. Os primeiros resultados de pesquisa, porém, vieram com a divisão de Fragrâncias Finas. O time de pesquisa da IBM adotou uma abordagem baseada em dados, incluindo informações sobre centenas de milhares de fórmulas, famílias (frutado ou floral, por exemplo) e matérias-primas de fragrâncias, além de informações históricas que apontam quais foram os fatores de sucesso de fórmulas e perfumes desenvolvidos previamente.
A Symrise utilizou o Philyra no desenvolvimento de perfumes para O Boticário. Foram criadas duas combinações inusitadas de fragrâncias – que incluíam cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe e que só precisaram do nosso toque final no Boticário para ficarem totalmente prontas. É a alquimia perfeita entre homem e máquina, traduzida em perfumaria”, comenta Bueno. Com as essências em mãos, a equipe de P&D do Grupo Boticário refinou a combinação e chegou às duas primeiras fragrâncias no mundo criadas com a ajuda da Inteligência Artificial.
“O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade de Philyra e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A inteligência artificial certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento, que inclui centenas de submissões em um intervalo de até três anos, e permitir que os times de marketing e de pesquisa e desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor”, afirma o gerente de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello. A empresa informa que nome, embalagem e outras características das fragrâncias serão reveladas em meados de 2019, mas já foram testadas e aprovadas por especialistas no segmento.
“A perfumaria é uma arte antiga. Ela se move lentamente através da história e pode parecer inalterada por séculos. Mas há momentos de significado histórico que são inegáveis. A última grande explosão de inovação começou no final do século 19, com a introdução de matérias-primas sintéticas de fragrâncias na paleta do perfumista”, lembra o perfumista da Symrise, David Apel. “Essa revolução ainda é a força motriz por trás da maioria dos grandes perfumes de hoje. A Inteligência Artificial é a próxima fronteira de inovação e descoberta da perfumaria. Observar isso e ajudar a direcioná-la é um privilégio e o marco mais significativo da minha carreira”, completa.
Na imagem, o perfumista David Apel, da Symrise.
O primeiro Café com Tema ABIHPEC do ano acontecerá no dia 9 de maio, com o tema "Perspectivas e Desafios: O Futuro da Indústria de HPPC em 2024"
+Bem-estar holístico, a relação entre natureza e tecnologia e hiperpersonalização são alguns dos temas apresentados no espaço Marketing Trends
+Com inspiração na linha Privée La Collection aux Légumes – que tem tomate, cenoura, beterraba e ervilha como protagonistas das formulações – o chef André Mifano criou uma seleção de pratos, disponíveis até 19 de abril
+A premiação aconteceu na noite do primeiro dia da feira, que acontece em Paris até 18 de abril
+A Laura Mercier lança no Brasil mais um item da linha Real Flawless. O co...
O Vichy Colágeno Specialist, novidade da Vichy, foi desenvolvido ...
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...