24-10-2018

Grupo Sabará anuncia parceria com a iniciativa Origens Brasil

Para atestar a transparência e a rastreabilidade de sua cadeia produtiva, o Grupo Sabará adere à iniciativa Origens Brasil. Lançado em 2016, o Origens Brasil foi criado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e pelo Instituto Socioambiental para apontar caminhos no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, a partir da valorização das atividades econômicas dos povos tradicionais e de sua cultura.


A parceria tem como objetivo apresentar informações a respeito de onde, como e quem foi beneficiado pela compra de matérias-primas naturais nas regiões amazônicas do Xingu, Calha Norte e Rio Negro por duas unidades de negócios do Grupo Sabará: a Beraca e a Concepta Ingredients, especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.


Atualmente, os territórios reconhecidos pelo Origens Brasil somam mais de 90 milhões de hectares – 21% da Amazônia. Além disso, a iniciativa abrange 36 áreas protegidas cadastradas, o que corresponde a 28 milhões de hectares, 1.279 produtores cadastrados e 9.378 beneficiários potenciais, o que garantiu uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 milhões em 2017.


Ulisses Sabará, presidente do grupo Sabará, ressalta que a iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e que regem todas as ações promovidas pela empresa. “Em 2016, fui reconhecido pela ONU graças ao trabalho desenvolvido e alinhado ao Objetivo número 15 - Vida Terrestre (Life on Land), dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. O reconhecimento aconteceu graças ao trabalho que realizamos com comunidades dos biomas brasileiros, promovendo treinamentos e capacitações para o fornecimento de ingredientes nativos, a promoção socioambiental e econômica da região e a valorização da floresta em péâ€, destaca Sabará.


Por meio da parceria com o Origens Brasil, a Beraca e a Concepta Ingredients vão apresentar um detalhamento maior da cadeia produtiva. Inicialmente, a relação está ligada à copaíba comercializada na Calha Norte. A partir de uma base de dados abastecida pelo Imaflora e pelas comunidades fornecedoras da matéria-prima, é possível identificar qual é a comunidade responsável pelo insumo, a localização e, até mesmo, o número de pessoas beneficiadas e a porcentagem paga pelo produto acima do preço local.




Notícias relacionadas

Natura levará pesquisadores brasileiros ao Congresso IFSCC

A empresa premiará 20 pesquisadores com inscrições. Para se candidatar, é preciso ter linhas de pesquisa sobre cosméticos e/ou correlatos que tenham sinergia com a marca

+

Boticário Lab apresenta drinks inspirados nas fragrâncias da marca

São seis opções de bebidas, de veganas a alcoólicas, servidas na loja conceito localizada em São Paulo

+

IFF nomeia Ana Paula Mendonça como presidente da unidade de negócio Scent

A brasileira irá liderar a unidade que inclui fragrâncias finas, fragrâncias de consumo e ingredientes de fragrâncias

+

Destaques no Lollapalooza

Pesquisa aponta O Boticário, Budweiser e Samsung como as marcas que mais receberam menções nas redes sociais, dentre os patrocinadores do festival de música

+

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos