Tendências

Sunny trends

Março/Abril 2019

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

Prevê-se que o mercado global de proteção solar vá crescer a uma taxa de 5,9% no período de 2019 a 2023 e que alcançará um valor global de US$ 17 bilhões, do qual o aumento da demanda por produtos naturais e orgânicos é um dos principais condutores.

É sabido que o banho de sol tem muitas vantagens, incluindo a recarga de depósitos de vitamina D, estimulando as defesas, melhorando a aparência da pele e o humor, entre outros benefícios. Os cosméticos devem saber equilibrar a inovação, para proporcionar aos seres humanos a possibilidade de desfrutar do sol, evitando seus efeitos nocivos e, ao mesmo tempo, sem impactar o meio-ambiente. Portanto, este ano estamos vendo tendências muito interessantes nesta categoria.

- Zero-waste policies: Vimos como, no ano passado, cresceu o número de locais em que a venda de produtos de plástico, incluindo os cosméticos, foi proibida. A realidade é que há uma grande necessidade de desenvolver mais protetores solares environmentally friendly. Começamos a ver embalagens utilizando plástico de origem vegetal como da cana-de-açúcar e de plástico reciclado. Reef-safe e Coral-friendly são conceitos que estão ganhando destaque.

- The rise of clean beauty in suncare: A demanda global por produtos mais limpos, sustentáveis e seguros continua aumentando. O conceito clean beauty diz respeito principalmente à segurança de matérias-primas naturais e sintéticas. Essa tendência está sendo impulsionada principalmente pelos millennials e pelas redes sociais e também está crescendo em todas as categorias de cosméticos. Em 2018, dois filtros químicos foram banidos no Havaí, o que significa que as formulações com filtros minerais estão aumentando em algumas regiões.

- After sun is the new black: Esta é uma das categorias com as maiores expectativas de crescimento global.

- Beach-à-porter: A moda toma o mar, e a praia se transforma na nova passarela. Estamos vendo roupas de banho de peça única e mangas compridas, nas quais o material possui uma alta proteção UV incorporada. É a união da moda e da eficácia dos novos têxteis.

- Sun protection gummies: A nova forma de proteção solar é deliciosa. Vimos recentemente o lançamento de gomas mastigáveis que ajudam a proteger contra os efeitos da radiação solar graças a um composto único encontrado em certos tipos de samambaias. No futuro, veremos como a proteção solar e os nutricosméticos se unirão para lançar novos formatos divertidos de proteção solar, como biscoitos, gelatinas, doces, gomas e sobremesas, incluindo materiais veganos, orgânicos e não transgênicos. Sundelicious!

- Color light and wavelength craze: Continuamos a ver lançamentos de tecnologia em que o espectro de proteção contra diferentes tons de cor continua a aumentar, juntamente com novos desenvolvimentos que bloqueiam os efeitos de diferentes comprimentos de onda. Também veremos o desenvolvimento e a validação de novos índices de proteção, como o Pollution Protection Factor, entre outros.

- New formats: Novos formatos, novas texturas e novos acabamentos fornecem um elemento diferencial para a inovação do suncare. Novas formulações de mousses, mists, tints, powders e waters são apresentadas como um novo mundo sensorial e de benefícios.

- Diversidade e inclusão: As marcas estão iniciando estratégias de adaptação à grande diversidade de tons de pele, gênero, estilos de vida e hábitos na área de proteção solar.

- Glitter sunscreens: Os protetores solares são geralmente formulados para ser discretos e não visíveis, mas essa nova tendência é interessante, porque o objetivo é maximizar a visibilidade do uso de protetores solares para consumidores que gostam de acabamentos brilhantes, como os de arco-íris e unicórnio, entre outros.

- Neon sunscreens: Nova proposta ousada que envolve acabamentos neon ao aplicar o fi ltro solar foi aplicado na pele.

- Illegal sun: A tendência da cannabis também vem para protetor solar com novos lançamentos com benefícios antienvelhecimento.

- Suncare hairspray: Sabemos que, assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção solar. Em 2019, estamos vendo um boom dos formatos de hairspray com FPS e que incluem benefícios adicionais, como proteção de cutícula, water and sweat resistant, aumento de brilho, cuidado com o couro cabeludo, volume, longa duração, hidratação e redução de frizz. Vemos novos formatos em óleo, leite e bifásico.

- Electromagnetic hair loss: Uma publicação científica recente mostrou como o uso intensivo do celular pode aumentar a queda de cabelo. Sem dúvida, a porta se abre para um novo horizonte de reivindicações e tecnologias para o cuidado do cabelo.

Sunny trends… O sol nos convida a aproveitar ao máximo. Novas tendências que inspiram nossos processos de inovação!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos