Gesto em P&D

O Futuro do P&D

Janeiro/Fevereiro 2019

Wallace Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Wallace Magalhães

Voc j se deu conta dos produtos essenciais que nem existem mais? Videocassete, fax, lista telefnica, guias impressos, mquina de escrever, e por a vai. Lembra das locadoras de vdeo? O futuro naturalmente fatal para produtos e empresas que ficam obsoletos.

Os cosmticos esto em outra onda. Pessoas vivendo mais, mais preocupadas com o bem-estar e o meio ambiente, formam um horizonte altamente promissor para a indstria de cosmticos. Mas o fato de uma determinada classe de produtos no estar na rota da obsolescncia no garante a sobrevivncia de seus fabricantes. Eles tambm no podem se tornar obsoletos. Um futuro altamente tecnolgico e multifacetado exigir que os recursos sejam adequados a ele. Procedimentos, ferramentas e mentalidade obsoletos comprometero definitivamente as possibilidades de sucesso.

Ao considerar a velocidade do desenvolvimento do mundo atual, fcil perceber que um futuro no muito distante ser muito diferente do presente. Melhorar processos e mtodos um pr-requisito para sobreviver a mudanas muito signifi cativas que esto por vir. Em HPPC, com a premiumizao, haver, forosamente, mais tecnologia embarcada nos novos produtos. Junte-se a isto o banimento branco de muitas substncias e a personalizao de produtos. Uma multinacional acaba de anunciar o lanamento de cosmticos personalizados, o que era impensvel h pouco tempo atrs. Os novos produtos devero ser cada vez mais ativos, seguros e especficos. E no ser permitido que sejam prejudiciais ao meio ambiente. O P&D do futuro dever ter os mtodos de desenvolvimento e avaliao aprimorados, o que demanda tempo e trabalho hoje. E no se assuste se, em breve, os smartphones medirem o brilho dos cabelos ou a hidratao da pele. Ser o fim dos produtos sem efeito.

E o profissional de P&D que no estiver preparado para o futuro certamente no ser um profissional de P&D no futuro. E o futuro se prepara no presente. Comece pela prpria agenda. Seu tempo pode estar todo comprometido com metas de curto prazo e pode faltar tempo para se preparar para o mdio e, principalmente, para o longo prazo. Na raiz desta situao, quase sempre estaro sobrecarga de tarefas, planejamento ineficaz, recursos insuficientes e at o desconhecimento do papel do P&D nos resultados, o que uma viso equivocada, mas muito comum por aqui. Estudos mostram que os tcnicos brasileiros do setor de HPPC podem consumir de 30 a 40% do seu tempo em operaes facilmente automatizveis, como a busca de literatura, que j deveria estar sistematicamente disponvel. Este tempo poderia ser usado no aprimoramento de metodologias e em pesquisas mais profundas. Recursos para verificao prvia de uma formulao abordando custo e composio real, expressa em teor de ativos, deveriam estar disponveis para evitar enormes desperdcios de tempo e dinheiro. Custo fora da meta, concentrao de conservantes ultrapassando o mximo permitido ou a existncia de um componente indesejvel na composio de um blend usado so coisas que devem ser vistas antes da bancada. Sem falar na alta incidncia de erros no texto da frmula da rotulagem montado manualmente. Resolver estas questes trar economia, um enorme ganho operacional e condies de se preparar para novos tempos.

Tenho visto tcnicos vidos em conhecer ingredientes, concentrao e como us-los em uma formulao. S isso j pouco hoje em dia. Imagine para o futuro. Preparar um creme ou um gel no uma tarefa difcil atualmente, mas no s isto que est em jogo. O custo est adequado? A trade eficcia - segurana estabilidade foi verifi cada e est no melhor nvel possvel? As normas foram obedecidas? A tecnologia ser corretamente replicada na produo? As caractersticas do produto sero mantidas no prazo de validade? O novo produto expressa valor? Atende s necessidades do consumidor? Responder a estas questes o papel primordial do P&D hoje e ser ainda mais no futuro. Ainda se v uma amostra ser levada diretamente para a bancada, sem as devidas verificaes e registros prvios. Isto um erro grosseiro e comum que afronta a natureza tecnolgica dos cosmticos. Quem faz isto no um especialista.

Em um mesmo tempo, o futuro ser diferente em lugares diferentes e em empresas diferentes, mas para todos ser igualmente inevitvel. E ser implacvel com aqueles que no se prepararem. Ainda bem que assim. Caso contrrio, estaramos vivendo como na idade da pedra.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos