Tendências

Winemetics

Novembro/Dezembro 2018

John Jimenez

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John Jimenez

O vinho é a bebida com mais história, e isso faz com que seja percebido muitas vezes como clássico. No entanto, é uma das bebidas mais inovadoras. Robert Louis Stevenson disse que “o vinho é uma espécie de poesia que está engarrafada”. Provar um vinho é como provar um perfume. Ambos têm notas de saída, bouquet e fundo. Os dois contam histórias e despertam os sentidos. É por este motivo que partilham tendências e, como alguns de vocês sabem, o vinho é uma das minhas grandes paixões. Por isso, convido-o a abrir a sua garrafa de vinho favorita e a ler esta coluna com uma taça na mão.

O projeto “VineRobot II” foi criado na Espanha e usa inteligência artificial para ajudar a obter uma boa colheita de vinho. Consiste num veículo robótico equipado com painéis solares, sensores, visão artificial e ultrassom para determinar o melhor momento para colher as uvas.

Phylira é uma inteligência artificial projetada para fazer perfumes. A IBM Research uniu-se a uma das principais casas de fragrâncias para criar este sistema, que é de aprendizado automático e pode examinar cuidadosamente milhares de ingredientes, fórmulas e tendências, para obter combinações novas e exclusivas. Recentemente, uma empresa anunciou o lançamento do primeiro perfume feito com a ajuda da inteligência artificial.

Rosé, orgânicas e garrafas originais... As novas tendências do vinho no mundo. O rosé começa a ser protagonista nos bares das principais cidades. Ele vem em cores claras e brilhantes, de rosa a salmão, e em diferentes intensidades. Mas é a garrafa que seduz, que prevalece e captura os olhos, e é por isso que este ano estamos vendo formas extravagantes, muitas vezes inspiradas na alta perfumaria.

- Fragrances of wine: novos lançamentos de alta perfumaria inspirados em vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes. Os perfis olfativos são inspirados em vinhos aclamados de diferentes países. Nova experiência sensorial, em que cada fragrância convida para um brinde!

- Nights in instead of nights out: esta é uma tendência que começou em 2018. Em um mundo onde os jovens têm mais precauções com suas finanças pessoais, vemos que os planos de diversão estão em fazer algo em casa.

- Sleeping beauty: as aplicações cosméticas das novas descobertas sobre os ritmos circadianos continuam a aumentar. A noite é apresentada como uma das grandes oportunidades para inovar em 2019.

- Biodynamic wines: estes vinhos não utilizam produtos químicos que não são naturais para a sua produção, o que se reflete no fato de que a terra se torna mais forte e as uvas, mais saudáveis.

- Clean Beauty - from trash to beauty: em cosméticos, vimos como os esforços de reciclagem tradicionalmente se concentram nas embalagens. Agora vemos o boom de produtos feitos diretamente a partir de resíduos. É a revolução da imagem da beleza verde e limpa. Na perfumaria, essa tendência começa a ser adotada pelas Indie Brands. Na França, no outono de 2018, foi lançado um perfume chamado “I am trash, les fleurs du déchet”, que tem um conceito muito original, pois alguns de seus aromas são obtidos de flores que foram descartadas de algumas indústrias.

- The wine slushie: agora, algo no lado mais divertido do espectro do vinho. Na Itália, estamos vendo como nos bares há um boom de muitos coquetéis em que o vinho é o ingrediente base. No mercado, estamos vendo de tudo, de sorvete de vinho a vinho para gatos!

- Japanese rice wine: em junho de 2018, um interessante estudo sobre como o saquê pode reduzir os comportamentos psicofísicos induzidos pelo estresse foi publicado na Bioscience, Biotechnology and Biochemistry Journal. Em 2019, veremos uma nova literatura científica sobre os benefícios do vinho na saúde.

- Art Therapy: a saúde e o bem-estar estão sendo cada vez mais liberados dos canais tradicionais. O Museu de Belas Artes do Canadá fez uma parceria com a Organização Médica Canadense para permitir que os médicos escrevessem prescrições para seus pacientes, incluindo visitas gratuitas a museus.

- Keep calm, lavender is here: uma recente publicação de pesquisadores da Universidade de Kagoshima mostrou que a lavanda e, mais especificamente, o linalol, tem a capacidade de reduzir a ansiedade.

Qual é o cheiro do estresse? A tendência da sinestesia continua a nos surpreender com novas descobertas e propostas. Uma marca famosa informou recentemente que o estresse tem um cheiro característico, como as cebolas verdes. Na primavera de 2019, veremos no mercado novos lançamentos de produtos capazes de neutralizar ou eliminar esse odor, que é produzido pelo mercaptano e trissulfeto de dimetila.

No futuro, veremos estudos de aditividade sensorial que misturam os estímulos do vinho e dos cosméticos para melhorar condições, como estresse e ansiedade.

Winemetics = Wine + Cosmetics. Com mais de 10.000 anos de existência, o vinho é a inspiração perfeita para criar experiências cosméticas multissensoriais. Comprar um bom vinho é como comprar um bom perfume!



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