Gesto em P&D

Alvo errado

Maio/Junho 2018

Wallace Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Wallace Magalhães

Mirar no alvo errado um perigo. Acertar, ento, nem se fala. Voc pode estar se perguntando o que isso tem a ver com cosmticos. Pois bem, vamos l.

Certa vez, eu estava visitando uma indstria de porte mdio e, ao falar com o proprietrio sobre protocolos de testes, ele disse que em sua empresa o mais importante era faturar. Usavam formulaes simples, o desenvolvimento era rpido, e no perdiam tempo com testes. De BPF, faziam somente o bsico para no ter problemas com a Vigilncia Sanitria. E falou isso com uma entonao que deu a entender que as BPF eram s para ingls ver. Resumindo, o objetivo da empresa, o seu alvo, era s o dinheiro do consumidor. Como um pouco antes tnhamos nos encontrado na recepo e ele havia me dito que estava chegando de uma clnica onde estava terminando um tratamento de sade, eu, quase instintivamente, perguntei o que ele acharia se descobrisse que o mdico que o tratava estava interessado somente no dinheiro dele. Houve um bvio silncio. Em seguida, ele disse que eram coisas muito diferentes. Mesmo sendo coisas bem diferentes, esta diferena no justifica o fato, porque um erro primrio. Como no seria produtivo insistir no tema, voltamos a falar de outros assuntos.

Este o caso tpico de se mirar no alvo errado. As empresas existem ou deveriam existir para, no final da linha, atender s necessidades de pessoas e no para arrecadar seu dinheiro.

Claro que elas precisam gerar faturamento e lucro para cumprir seu papel, mas esta necessidade deve ser vista como um resultado obtido pelo bom cumprimento daquilo que se propuseram a fazer. E isto no s uma questo tica. Tem tambm um vis econmico e financeiro. Quando o consumidor perceber que o produto que adquiriu no l grande coisa, alm de no compr-lo novamente, ele ir sugerir s pessoas de seu crculo que tambm no o comprem, o que, na era da internet, pode afetar decisivamente a possibilidade de um crescimento sustentvel. Mas no s isso. O sistema de qualidade e as boas prticas, quando corretamente aplicadas, garantem um processo eficiente, com reduo de perdas, custos e defeitos, gerando maior lucratividade. Quando existem s para ingls ver, os recursos aplicados em sua elaborao representam uma perda de dinheiro, porque no iro gerar nenhum ganho real de produtividade ou eficincia. Sem dizer que burlar a legislao, por si s, j um risco considervel.

Os empreendedores que no tm formao acadmica especfica podem ter alguma dificuldade em compreender isto, fato que parece mais comum quando estes vm de atividades puramente comerciais, como distribuidoras, por exemplo. Ento a responsabilidade de tratar o assunto passa a ser do especialista, de formao tcnica, que deve faz-lo de forma eficiente. No adiantam s discursos ou frases de efeito. A minha fala com o proprietrio da indstria que relatei acima certamente no promoveu nenhuma mudana em sua mentalidade nem na conduo da empresa. preciso mais que palavras. Informaes obtidas de fontes especializadas interpretadas luz da realidade da empresa e apresentadas de forma sistemtica direo, a implantao de indicadores que demonstrem resultados afeitos rea tcnica - como o nvel de ocupao do pessoal e da capacidade instalada - e a adoo de uma postura que demonstre o compromisso com o resultado so atitudes que devem fazer parte da estratgia de correo de alvo. E a estratgia deve se apoiar em tecnologia e atender de forma inquestionvel a legislao sanitria.

A rea tcnica tem ainda a obrigao de no mirar em alvo errado. No caso do P&D, quando este assume que a bancada o nico local de trabalho, comete este erro. O P&D deve formar e desenvolver, em conjunto com outras reas, um cadastro tcnico robusto e atualizado. A avaliao consistente dos atributos de formulaes e produtos e o alinhamento das informaes em formato estabelecido pela legislao devem ser cuidadosamente executados e armazenados, em formato padronizado. O comportamento do produto no mercado e os eventos de cosmetovigilncia tambm devem ser acompanhados regularmente. J o sistema de qualidade e a elaborao dos procedimentos de BPF devem ser estabelecidos no s para atender a legislao, mas tambm para promover um funcionamento eficiente, eliminando desperdcios, erros e travamentos desnecessrios. Mudar o alvo de uma empresa no tarefa simples, mas ser inexequvel somente para quem no estiver devidamente preparado.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Geralmente quando uma rea do comrcio comea a ganhar destaque pela sua lucratividade, aparecem estes tipos de empreendedores. basicamente uma especulao de mercado. Os estudos dizem que rea de cosmeticos raramente est em queda, mesmo com o pas em crise,ento acaba a ser um excelente atrativo

por Simon 22/05/2018 - 15:25

Novos Produtos