Tendências

Jazzmetics

Novembro/Dezembro 2017

John Jimenez

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John Jimenez

Há pouco, tive a oportunidade de conhecer a paixão pelo jazz e, ao escutar essa palavra, são muitos nomes que vêm à cabeça, como Liza Minnelli, Bessie Smith, Miles Davis e Bob Fosse, assim como todo o conjunto de saltos, movimentos e piruetas que vemos nos vídeos, nas obras de teatro e nos musicais. O fato é que o jazz - assim como a cosmética - se desenvolveu de várias formas, ramos e estilos. E, por esta razão, os dois compartilham tendências.

O jazz tem suas origens nas danças tradicionais africanas e teve seu auge em New Orleans no início do século XX. Apesar do jazz poder ser feito em sua forma tradicional, frequentemente é influenciado por outros estilos como balé, contemporâneo, lírico, acrobacia e hip-hop. Por sua vez, muitos outros estilos de dança são infl uenciados pelo jazz.

Hoje em dia, o jazz, como a cosmética, está presente em diversas formas e lugares. A inspiração vem da música ou do artista. Pode ser um adágio de balé, como o da Bela Adormecida de Tchaikovsky, no qual os harmoniosos e delicados sons de harpa dão entrada à orquestra ou a uma coreografi a de jazz contemporâneo inspirada na música atual ou jazz lírico.

Na cosmética, vemos como a tendência dos produtos que ajudam a dormir melhor continua no auge, os pillow mist são produtos que estão no meio do caminho entre terapia e cosmética. Há aromas que nos ajudam a dormir bem, já que o sentido do olfato está diretamente relacionado com o sistema límbico. Definitivamente dormir bem é o novo grande luxo. Também estamos vendo como os purificadores de ar começam a ter claims relacionados com a aromacologia para promover também um bom descanso.

Há um jazz para millenials que se chama BadBadNotGood. Formado como trio em 2010, é um grupo canadense que encarna uma forma fresca de se aproximar ao estilo a partir da liberdade e da modernidade. No seu segundo disco de estúdio (2012), pode-se ler: “Ninguém com mais de 21 anos esteve envolvido neste disco”. Estes músicos - que ainda não chegaram aos 30 anos - se situam entre o hip hop instrumental e o pós bob e se converteram sem dúvida em uma das grandes surpresas musicais da década.

Na área da beleza, vemos como entre os millenials e a geração Z temos as novas relações de mercado. De fato, o uso do big data e da inteligência artificial tem o potencial de redefinir a forma como as marcas estão interatuando com estes consumidores. Uma projeção estimada publicada recentemente indica que, para 2027, um pouco mais de 30% da população será composta pelos nascidos entre 1998 e 2016. As marcas cosméticas estão criando estratégias para este segmento da população, que somará 1,5 milhão de consumidores com potencial de alto gasto e completamente imersos no universo digital, nativos digitais 100%. Este está se tornando um dos segmentos mais promissores para empresas de todo o mundo.

O jazz puro também é uma tendência. Famosos trompetistas de New Orleans estão apresentando propostas elegantes com articulações modernas, mas que conservam a essência básica e original.

Na cosmética, vemos como as necessidades em grooming estão evoluindo para conceitos mais puros. As marcas focadas em remoção de pelo e depilação estão mudando os padrões de beleza no homem -
Mintel recentemente publicou que, na Coreia, 34% das compras de produtos relacionados com depilação foi feita por homens. Na América Latina, vemos que esta tendência também cresce, pois cada vez mais os homens frequentam os centros de estética para realizar procedimentos de depilação.

Se pensamos num jazz que seja universal e que gere as mais profundas emoções e sensações, sem dúvida podemos nos referir à versão de La Vie en Rose de Louis Armstrong, composição original de Edith Piaf.

Experiential marketing: as marcas estão intensificando seus esforços no uso da realidade virtual, para criar a maior experiência possível ao cliente para que este possa sentir um maior conjunto de emoções e sensações. A experiência sensorial interativa está permitindo o desenvolvimento de inovações em skin care, fragrâncias, maquiagem e cuidado pessoal.

A tendência de sinestesia também se relaciona com o jazz. Recentemente, em Bogotá, tivemos o evento AccyCosmética, uma feira de fornecedores e serviços na qual contamos com a participação do famoso bailarino colombiano award-winner Alexander Zapata. Ele teve uma imersão sinestésica para traduzir as notas de um perfume madeirado, nos movimentos de dança que envolvem o jazz, o tango e o flamenco. Foi uma experiência única, que, sem dúvida, abriu uma tendência na indústria.

So, you think you can dance! E, quanto aos estilos e às preferências, o jazz apresenta uma grande diversidade, como street jazz, jazz lírico, jazz contemporâneo, jazz funk, modern jazz, latin jazz, Broadway jazz, entre outros.

Jazzmetics = Jazz + Cosmetics, como na cosmética, sempre surgem novos estilos que entram na moda e que servem de inspiração para inovar.



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