Tendências

O café e os cosméticos

Setembro/Outubro 2017

John Jimenez

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John Jimenez

Estou escrevendo esta coluna em Armênia, no coração do eixo cafeeiro Colombiano e, claro, estou saboreando uma deliciosa xícara de café em frente a uma bela paisagem e com um acervo variado de livros. Entre eles, está a interessante obra de John Gray, que ressaltou as diferenças de gênero e se tornou um clássico da literatura. Então, eu convido você a preparar uma xícara de seu café favorito e vamos ver como este compartilha tendências com cosméticos!

Cafés da altura, cafés exclusivos: você já se perguntou como a altura afeta sabor, cheiro e gosto? Acima de 1500 metros de altitude, as plantas crescem mais lentamente, alcançando uma melhor concentração de nutrientes e moléculas, o que resulta em um café com maior acidez, mais aromático e mais saboroso. Em alguns casos muito limitados, que correspondem a microlotes e nanolotes de colheita e produção, apresentam um conjunto espetacular de aromas e sabores de chocolate, baunilha, tabaco e madeira -
realmente uma experiência e tanto para o nosso paladar!

Nos cosméticos, estamos vendo como esses elementos únicos começam a ser tendência em lançamentos de produtos surpreendentes. Recentemente, uma marca lançou uma máscara que foi considerada como um dos produtos mais luxuosos já lançados, pois contém extrato de trufa preta, muito apreciado na alta gastronomia por conta de seus aromas e sabores, o que é difícil de encontrar, uma vez que a sua coleta é geralmente um mistério que envolve cães treinados. Cafés da altura e alta gastronomia seduzem a beleza.

Novas formas de preparação que vêm na tendência: Cold Brew, uma infusão de café frio que preserva o aroma e o sabor do café sem perturbá-lo; Shakerato é um espresso frio que é preparado combinando o café espresso com o gelo triturado no agitador; Cold drip é a preparação obtida com o filtro de café em frio usando V60 e aeropress (dois tipos de cafeteira); Coffee tonic, combinação de café e tônica que precisa de um ou dois espressos (dependendo da intensidade que você deseja), tônico e cubos de gelo.

Da fragrância, aroma, corpo, doçura e sabor residual das novas bebidas de café, passamos ao Deo Perfume Candy, os novos doces desodorantes, que parecem rosas ou baunilha na boca. Agora, a transpiração é perfumada. Perfumam o corpo de dentro para fora. O efeito ocorre algumas horas depois de comer o doce e pode durar horas. Axilas perfeitamente perfumadas... Ricos em geraniol, que foi cientificamente comprovado para ser expulso pela pele, depois de comer.

Ultraluxury: Em maio deste ano, foi publicada uma notícia sobre o café mais caro do mundo, que é feito de grãos ingeridos e defecados por elefantes, atingindo um preço de cerca de 200 euros por 100 gramas. Este desenvolvimento foi alcançado graças ao fato de que, em tempos de seca, os elefantes deixam a selva e vão às plantações de café para encontrar comida. Pode ser provado em alguns hotéis cinco estrelas e restaurantes com estrelas Michelin.

A tendência dos animais em cosméticos continua (embora não seja uma tendência que se consolidará na América Latina). Na Coreia, um hidratante facial com 92% de baba de caracol foi lançado recentemente. Entre outros produtos atuais, também encontramos um hidratante feito de soro de leite com consistência de muçarela derretida, um hidratante feito com placenta de porco, um creme de branqueamento produzido a partir de leite de camelo, máscaras com claras e gemas de ovos, soros com veneno de abelha purificado e enzimas dos ovos de salmão (de sushi ao skin care). Uma marca famosa explica que os trabalhadores de um incubatório norueguês descobriram que suas mãos pareciam mais jovens do que o resto de seus corpos, porque muitas vezes eles tinham contato com a água contendo enzimas que permaneceram após a libertação do salmão.

Dog Café: Foi aberto recentemente o primeiro café para cães em Manhattan, um bom lugar para tomar café ou vinho com nossos amigos peludos. É a nova era do puppy café.

Pet Cosmetics: estamos vendo novos nichos no campo de cosméticos para animais de estimação, como perfumes para cães livres de álcool, para evitar irritações na pele, com pH neutro e especialmente desenhados para que o nariz do cão não seja afetado, assim como sua relação com outros cães. Outro nicho interessante é a acupuntura para animais de estimação, que é mais adequada para animais maiores. As agulhas são colocadas em pontos específicos, e é necessário que o paciente peludo esteja relaxado e calmo.

Pet influencers: “Esse cão tem mais seguidores do que você no Instagram”. Uma das últimas tendências em publicidade em cosméticos e beleza inclui, por exemplo, imagens de animais de estimação com óculos chic e batom. É importante esclarecer que as empresas devem fazer publicidade responsável para não gerar abuso animal nessas práticas. É a nova era das dog agencies.

Café con aroma de mujer: café marciano e cosméticos venusianos são a mistura perfeita de estímulos multissensoriais que nos dão inspiração para a inovação de produtos.



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