Temas Dermatológicos

O que você ainda precisa saber sobre repelentes

Julho/Agosto 2017

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Existem várias doenças que são transmitidas por insetos, causando danos irreversíveis e até morte. Infelizmente, a dengue já comprometeu mais de 50 milhões de pessoas e, agora, o zica está provavelmente associado à microcefalia, tornando a gravidez um grande risco nesse momento. Portanto, enquanto não existe vacina ou tratamento específico, é muito importante usar repelentes que evitem picadas de insetos.

Os repelentes tópicos atuam formando uma camada de vapor acima da pele, que tem odor repulsivo para os insetos. Eles podem ter várias apresentações como aerossol, gel, loção e spray.

Muitos fatores diminuem a eficácia dos repelentes, como presença de inflamação e alergia na pele, ingestão de álcool, vestimentas coloridas e escuras, umidade, calor e perfumes florais, entre outros. Sendo assim, é importante ressaltar que o repelente não protege igualmente todos os seus usuários. Cada 10°C a mais na temperatura ambiente pode diminuir em até 50% a eficácia do repelente. No Brasil, em certas regiões muito quentes, este fato é muito relevante, deixando as pessoas desprotegidas. Existem basicamente três substâncias que têm ação cientificamente comprovada contra o mosquito. São elas: DEET-concentração 6-14% - tempo de duração de 2 horas, Icaridina – concentração 25-50% - tempo de duração de 5 a 10 horas, IR 3535 - duração de até 4 horas e óleo de citronela - concentração de 1,8% - duração de até 2 horas.

Estas substâncias são efi cazes para proteger a pele e também em relação ao Aedes aegypti, porém a duração de cada componente é diferente.

O uso do repelente em crianças menores de 6 meses é contraindicado formalmente. Em crianças de 6 a 24 meses, ele deve ser usado apenas em situações de risco. As crianças de 2 a 12 anos devem usar o produto de preferência com a especificação para esta idade. Os trabalhos científicos advertem que, em crianças, é melhor utilizar a menor concentração efetiva.

Em relação aos ativos existentes, a Icaridina, em concentrações de 10%, confere proteção de 3 a 5 horas e com 20% de 8 a 10 horas, sendo recomendável para crianças e grávidas, pelo tempo menor de duração. Sua reaplicação pode ter intervalos maiores. A potência dessa substância, em relação ao Aedes aegypt é de 1,1 a 2 vezes mais potente que o DEET. O IR3535 é um biopesticida sintético usado há mais de 20 anos em concentração de 10% e protege de 4 a 6 horas, sendo seguro para gestantes e crianças.

Outros repelentes com óleos naturais, como de soja ou citronela, têm duração menor e precisam ser reaplicados muitas vezes.

Sempre é bom lembrar que, além de usar repelentes, a proteção também deve ser feita com mosquiteiro, telas e roupas de tecidos claros e tramas fechadas. O mosquito é atraído pelas cores mais escuras e também por aromas como perfumes. As telas e os mosqueteiros podem ser impregnados de permetrina.

Durante a noite, é inútil usar repelentes, pois o lençol ou cobertor anulam sua ação. Também não adianta passar repelente e colocar roupa por cima, mas ele pode ser usado por cima da roupa.

Orientações de uso: passar uma quantidade suficiente para cobrir a pele. Evitar o uso em qualquer mucosa (nariz, lábios e olhos), pois são irritantes.

A ação do repelente limita-se a um raio de 2 centímetros e, por isso, deve-se fazer uma boa distribuição do produto. A proteção ocorre até 4 centímetros acima da pele.

Deve-se repetir o uso conforme a orientação do fabricante. Evite usar mais do que 3 vezes ao dia.

Quando há necessidade de usar filtro solar ou hidratante, o repelente é sempre o último a ser usado.

Não deve ser usado em crianças menores de 6 meses. Em crianças de 6 meses a 2 anos, só aplicar 1 vez ao dia. Em crianças de 2 a 12 anos e grávidas, aplicar até 3 vezes ao dia. Os pais devem passar nas crianças e não permitir que elas manipulem o produto.

As grávidas devem seguir a mesma orientação e os mesmos cuidados que as crianças.

Todos os repelentes com DEET, Icaridina e IR3535 funcionam contra o Aedes aegypti, porém têm duração diferente.

Fatores ambientais e genéticos podem influenciar a duração do repelente.

Cada 10ºC a mais diminui drasticamente a ação do repelente.

Todas as proteções, além do repelente, são importantes e interessantes.

Após o término do tempo de duração do repelente, a pele deve ser lavada com água e sabão.

Evitar protetores solares com repelentes, pois são ineficazes. Lave sempre as mãos após manipular os repelentes. Não durma com repelente.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos