Embale Certo

A importância do batoque

Julho/Agosto 2017

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

As embalagens se dividem por famílias, sendo que a mais usada nos cosméticos é a dos plásticos. Encontramos os plásticos em praticamente todo produto cosmético.

Se falarmos de shampoos, todas as peças são plásticas: frasco, tampa e rótulo. Em um perfume, o frasco é de vidro, mas a válvula tem componentes plásticos, assim como a tampa, e até mesmo a caixinha (cartucho) pode ser de plástico. Nas embalagens de maquiagem, encontramos o plástico em quase tudo.

Enfim, o plástico realmente tem uma importância muito grande no mundo cosmético, seja ele usado em um processo de sopro (frascos, potes etc.), seja em um processo de injeção (tampas, estojos etc.), no qual as peças são rígidas.

Na verdade, plástico é o nome genérico que damos a essas resinas derivadas do petróleo, mas já com a opção do plástico ecológico, chamado plástico verde, derivado de vegetais, ainda pouco usado em função do seu alto preço.

Na embalagem de um produto cosmético, encontramos vários subcomponentes. Todos têm sua função e importância. Uma peça que passa despercebida pelo consumidor e não se dá muita importância é o batoque.

O consumidor não identifi ca essa peça, a não ser que ela não funcione ou tenha algum defeito, principalmente de ordem dimensional.

Batoque na verdade é o nome que se dá àquela pecinha que encontramos normalmente na parte interna do gargalo de um frasco.

O batoque tem várias funções. No gargalo de um tubo de rímel, encontramos o batoque que tem a função de tirar o excesso de produto que fica na escovinha. É uma peça de fundamental importância nesse produto. As cerdas da escovinha de um rímel têm seu tamanho (diâmetro) bem maior que o furo da boca do tubo. Ao passar pelo batoque, o excesso de produto fica retido no batoque e volta para dentro do tubo, de maneira que na escovinha fique uma quantidade suficiente para uso nos cílios sem o risco de borrar.

Outra função importante do batoque é reduzir a quantidade de produto que sai do frasco. Em um óleo de banho, por exemplo, a boca do frasco tem um diâmetro grande. Se não houvesse o batoque, seria bem difícil seu uso. Nesse caso, o batoque tem um pequeno furo no meio, por onde passa uma quantidade limitada de produto, ideal para colocar na mão e passar no corpo ou mesmo passar direto no corpo, sem desperdício.

Existe o chamado batoque cego, que é exatamente igual aos demais, porém não tem furo. Esse tipo de batoque tem a importante função de vedar a embalagem para evitar o vazamento do produto.

Nessa mesma família dos batoques, existe o cascaseal, que é uma espécie de tampa sem rosca colocada na boca dos potes de creme com a função de evitar que o produto tenha contato direto com a tampa. Nesse caso, ao usar o produto, é necessário retirar essa peça. É muito usado nos dermocosméticos e em produtos com possibilidade de contaminação microbiológica.

Não podemos deixar de falar também do disco de polexan, peça fundamental para evitar vazamento em produtos líquidos tais como colônias (inserida no interior da válvula) e loções (inserida na parte interna superior da tampa).

Essa peça pouco conhecida pelos consumidores chamada batoque não tem tanta importância quando falamos do seu aspecto visual, pois ela fica escondida no conjunto da embalagem, porém ela tem uma importância gigante quando falamos do aspecto dimensional. Quero dizer com isso que praticamente não pode haver variação no tamanho dessa peça, sob pena de comprometer toda a sua função, por conta da vedação e do aspecto limitador de uso da quantidade do produto.

Por ser uma peça injetada, quase não existe variação de tamanho, considerando as diversas cavidades do molde. Porém, variação de temperatura para mais ou para menos além do permitido durante o processo de injeção, assim como o desgaste do molde, pode causar problemas que comprometam o dimensional da peça.

Para agravar o problema, existem poucos fabricantes especializados na produção dessa peça.

O PP, sigla do plástico polipropileno, é o material usado para injetar o batoque.

Enfim, às vezes numa embalagem de cosmético, damos total importância para o frasco e a tampa e não raras vezes o que vai nos tirar o sono é um tal de batoque!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Muito legal, não fazia ideia do era batoque

por Thaina 27/04/2020 - 12:30

Novos Produtos