Tendências

A Bela Adormecida

Maio/Junho 2017

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

A Bela Adormecida do Bosque é um conto de fadas nascido na tradição oral e narra a história de um rei e uma rainha que, depois de muito esforço, conseguem ter uma filha, a futura herdeira. Em homenagem à criança, eles fazem uma grande festa, na qual várias fadas e damas são convidadas. Mas, nesse dado momento, a celebração é interrompida por uma fada que não tinha sido convidada e, então, muito ofendida, declara uma maldição para a criança, segundo a qual no dia em que completasse 15 anos, furaria o seu dedo com uma agulha, dessas que se usa para costurar, e morreria. Mas, então, uma das fadas que tinha sido convidada combate essa maldição: a princesa furaria o dedo com uma agulha, mas, em vez de morrer, dormiria por um século. Apesar dos esforços do rei em proibir todas as agulhas do castelo, a princesa, ao completar seus 15 anos, encontra uma velhinha que estava costurando com uma agulha, então fura o dedo e cai num profundo sono...

No século XXI, a realidade é muito diferente. De fato, me inspirei para escrever essa coluna quando eu estava numa viagem de avião muito longa que fiz recentemente, na qual eu não conseguia dormir, e a revista da companhia aérea tinha um interessante artigo sobre esse assunto. Os problemas do sono estão se tornando uma epidemia e, de acordo com a organização World Sleep Day, afetam em torno de 45% da população mundial. O problema é tão grande que, nas grandes cidades os habitantes chegam a pagar até um dólar por minuto para conseguir um bom descanso depois do almoço. Um exemplo dessa tendência é Yelo Spa, que oferece esse descanso de 20 até 90 minutos com todas as condições para dormir, entre elas música, sons e aromaterapia. Inclusive abriram novas sedes em São Paulo e San Juan de Porto Rico. Há relatos de pessoas que afirmam que dormem no trabalho depois se sentem mais produtivas e com mais ânimo.

A higiene do sono é tendência em 2017. Já foi comprovado que a luz branca dos televisores e das lâmpadas antes de dormir afeta o ritmo circadiano, alterando o ritmo do sono. Também há tipos de alimentos, realizar atividades físicas algumas horas antes de dormir e algumas discussões devem ser evitados.

O mercado do sono alcançou em 2015 o valor de 35 bilhões de dólares. Um artigo do The New York Times de abril de 2017 refere-se a um dos Laboratórios de Mídia do MIT, que está pesquisando os contos para dormir.

Na Universidade da Califórnia, o professor de neurociência Matthew P. Walker, diretor do Laboratório do Sono, está trabalhando na estimulação do sono em pessoas adultas com corrente direta.

Sense é um dispositivo lançado no ano passado. Essa aplicação analisa como cada um dorme e ajuda a melhorar o sono. Tem um software que analisa a temperatura, a qualidade do ar e o ruído, emite música com propriedades relaxantes e estuda os movimentos da pessoa na cama. Pela manhã, ele emite um relatório de como a pessoa dormiu.

Na França, o engenheiro de computação Hugo Mercier está investigando o comportamento das ondas de som sobre o sono e está desenvolvendo uma faixa para ser usada na cabeça e que induz a dormir. Provas iniciais têm sido realizadas em grupos de 500 pessoas e estarão prontas para venda no fi nal de 2017.

Por outro lado, também se descobriu que interromper o sono pode ser a cura do sono interrompido. Precisamente Ben Olsen, da Austrália, espera lançar um dispositivo que se chama Thim, o qual é usado num dedo e emite um som que desperta a pessoa a cada 3 minutos por uma hora. Logo, a pessoa pode conciliar o sono de forma mais fácil.

Este ano também vemos produtos que ajudam a dormir melhor no avião e a evitar o jet-lag. Trata-se do E-Sleeping, que é um travesseiro anatômico que faz massagens no pescoço e que foi desenhado para a cadeira do avião.

Também estamos vendo no mercado travesseiros com desenhos especiais, que ajudam a reduzir algumas rugas e linhas de expressão. No Japão, foram lançados recentemente adesivos para o pescoço que ajudam a retirar as rugas e anéis desta área, diminuir a papada e tonificar a pele… Tudo isso enquanto se dorme. As sleeping masks que viraram tendência há três anos seguem em crescimento em várias regiões do mundo.

Também tem as apps que prometem melhorar o estilo de vida do usuário, aumentando sua facilidade para conciliar o sono, seu monitoramento e a criação de um ambiente de sons favoráveis como Pziz, Sllep Rate, Simply Noise, Calculadora do Sono, Sllep Cycle, Waken App e Glim mer, entre outras.

O dia mundial do sono recentemente celebrado em março de 2017 (http://worldsleepday.org) foi um trendy topic no Twitter e no Facebook, de acordo com sua webpage.

E como aproveitar perfeitamente o sono? Passamos um terço das nossas vidas dormindo e, em algum momento, gostaríamos que chegasse uma fada com poderes mágicos e nos desse um encantamento ou uma poção especial para cair nos braços de Morfeu e dormir melhor. Como descreveu o The New York Times nesse recente artigo: “dormir é a nova medida de
êxito”. As empresas cosméticas trabalharão em conjunto com as empresas de tecnologia e neurociência e se transformarão nas fadas das fantasias que nos ajudarão a dormir mais e com melhor qualidade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos