Embale Certo

Bisnagas rotuladas

Março/Abril 2017

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

A indústria brasileira de embalagens para cosméticos tem dados interessantes. Não me canso de falar das difi culdades das embalagens injetadas, principalmente dos estojos para maquiagens.

Em contrapartida, também falo da abundância de boas gráficas e da grande disponibilidade de embalagens sopradas, sejam elas standard (disponíveis para todo o mercado), sejam elas exclusivas (isso por conta do baixo investimento em moldes e do pouco tempo necessário para inserir esse molde na produção).

No meio desses dois segmentos, vejo que existe uma família de embalagens que sempre gerou desconfiança nas empresas de produtos acabados, que usam ou querem usar essa embalagem. Trata-se das bisnagas.

Guardo na memória o tempo em que apenas uma indústria fabricante de bisnagas tinha sua produção disputada no grito pelas fábricas de cosméticos. E o termo “no grito” não é nenhum exagero, pois realmente quem gritava mais alto tinha prioridade, considerando que o grande volume da produção de bisnagas era destinado para a indústria alimentícia, ficando os cosméticos para um esquecido segundo plano, por conta das pequenas quantidades de compra.

Lembro também que uma grande empresa de cosméticos até criou um cargo denominado “seguidor de entregas”, que era uma pessoa que deveria ficar plantada nos fabricantes de embalagens para ver se o seu molde estava em máquina e para apressar a entrega. A razão da criação desse cargo era essa indústria que fabricava bisnagas.

Naquele tempo, pouco se falava em importação, por conta da dificuldade logística, do preço e do prazo de entrega.

Um cenário muito parecido era o de válvulas spray ou pump, já que apenas uma empresa do Rio de Janeiro atendia quase todo o mercado brasileiro, mesmo com a qualidade deixando a desejar.

Ainda que com toda essa dificuldade, eu diria que eram bons tempos, pois na ponta existia uma carteira recheada de bons pedidos, que a indústria de cosméticos não tinha condições de atender, por falta dessas embalagens. Hoje, carteira recheada de pedidos é privilégio de poucas empresas.

Recentemente, entrou no mercado uma empresa fabricante de bisnagas com características peculiares, das quais esse mesmo mercado era - ou melhor, é - tão carente. Quantidades menores, preço justo, qualidade impecável e prazo de entrega menor que as suas concorrentes. Todos achavam que boa parte do problema de fornecimento de bisnagas tinha sido resolvido. Ledo engano!

O que se percebe hoje é que essa empresa já foi contaminada pelas grandes contas, e a carência do mercado continua.

Essa pelo menos é a informação que o mercado passa quando fala em bisnaga.

A boa notícia é que entrou no mercado uma empresa fabricante de rótulos, que, em uma parceria com uma fabricante de bisnagas, promete ser a solução para esse eterno problema.

Nesse mercado em crise, só sobrevive quem pensa fora da casinha, e é exatamente isso que eles fazem, ou seja, conseguem atender quantidades bem menores, têm um prazo de entrega menor que suas concorrentes, boa qualidade e preço muito competitivo.

Mas a grande novidade é que entregam a bisnaga rotulada, pois fazem a aplicação do rótulo juntamente com a selagem da bisnaga. E tudo em um curto prazo, exatamente por conta do estabelecimento dessa parceria.

Com isso, acaba a preocupação em relação àquele longo prazo para produzir a bisnaga e ao prazo da decoração. Vale considerar também que, se o cliente precisa lançar vários produtos diferentes em bisnaga e com artes diferentes, a quantidade mínima exigida acaba por inviabilizar o lançamento se for uma empresa de pequeno ou médio porte, o que exige que se faça uma compra para vários meses. Além disso, se um produto tiver venda maior que o outro, com certeza vai haver ruptura (falta), porque foram compradas quantidades iguais para cada versão.

Só nos resta torcer para que essa empresa não mude seus planos e busque crescimento, atendendo as maiores carências do mercado quando se fala em bisnagas: quantidades mínimas menores, prazos de entrega menores, bisnagas rotuladas, prontas para colocar na linha de produção, e preço competitivo.

Enquanto todo mundo fala de crise, a gente percebe um sobrevivente usando a velha máxima “na crise, inove para sobreviver”.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Qual a empresa faz essas bisnagas?

por LIGIA 09/09/2019 - 09:42

Quem faz essas embalagens é a Outlabel e vc pode falar com a Rose 11 998485736 Abs. Antonio Celso

por Antonio Celso 29/01/2020 - 19:52

O fornecedor das bisnagas quem? A Outlabel tem outros concorrentes que fazem o mesmo?

por silmara 11/08/2020 - 22:35

Novos Produtos