Boas Práticas

Dia Mundial da Qualidade

Novembro/Dezembro 2016

Carlos Alberto Trevisan

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Carlos Alberto Trevisan

No dia 10 de novembro foi celebrado o Dia Mundial da Qualidade, data comemorativa instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Introduzido em 1990, o Dia Mundial da Qualidade é comemorado toda segunda quinta-feira do mês de novembro, tem por objetivo mostrar a relevância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, incrementando a conscientização global com o fim de promover o crescimento e a prosperidade de todos os países.

Como é relativamente intuitiva, a adoção dos princípios de gestão da Qualidade garante a sobrevivência das organizações em épocas de incerteza e proporciona vantagem competitiva no caminho para o sucesso.

Devemos, porém, lembrar que a implantação do sistema da Qualidade apenas com o objetivo de obter certificação não é recomendável. Em vez disso, deve-se assumir que a implantação implica na modificação dos processos e dos sistemas, adotando-se o princípio da melhoria contínua.

Como tenho insistido à exaustão nesta coluna, a Qualidade somente é obtida quando o processo envolve plenamente toda a organização, abarcando seus componentes humanos.

A expressão “Quem faz qualidade são pessoas” deve sempre ser assumida como premissa, pois, caso contrário, o sistema da Qualidade, quando for implantado, se o for, será denominado “qualidade de papel”.

A ênfase na efetiva participação e no comprometimento das pessoas são fundamentais para a real implantação do processo da Qualidade.

Por outro lado, para obter o comprometimento, não se deve deixar de considerar que este só se obtém com a motivação das pessoas.

Ao longo da minha atividade profi ssional, participando de processos de implantação de sistemas da Qualidade, raras foram as ocasiões em que obstáculos de natureza motivacional não foram detectados nas empresas durante a implantação efetiva e a prática do sistema.

Sempre que dificuldades foram registradas, a procura das possíveis causas indicou que pessoas participantes do processo não estavam se envolvendo adequadamente, ou seja, não estavam se comprometendo com ele. A pergunta era: Como motivar essas pessoas a participar do processo com entusiasmo e dedicação?

Propus algumas atividades que, no meu entender, poderiam facilitar a motivação das pessoas e, consequentemente, seu comprometimento e sua participação no processo.

Recorri aos ensinamentos da mestra Cecília Whitaker Bergamini no seu livro Motivação nas organizações, o qual eu recomendo aos meus poucos e fiéis leitores. Ela diz que cada indivíduo traz, de alguma forma, no seu interior, suas próprias motivações e que é com base nisso que as organizações têm que agir para evitar que as pessoas não percam a sinergia motivacional. E Cecília acrescenta que cabe ao gestor identificar essas motivações internas e resgatá-las em favor da organização. Entretanto, em muitos casos, constatei a ausência de líderes que pudessem exercer essa tarefa.

O líder motiva as pessoas. Por si só, um bom líder colabora e fica gratificado com a colaboração dos outros. O líder deve ter conhecimento do processo, ser capaz de definir os pontos de colaboração, identificar e fomentar iniciativas para que a colaboração aconteça onde ela for mais necessária.

Uma avaliação ampla de como aplicar uma abordagem sistêmica para a gestão é o caminho para que a gestão da Qualidade seja realizada por toda empresa. Isso vai permitir a identificação de gargalos que impedem a introdução de planos de melhorias na organização.

Caro leitor, espero que as empresas do nosso setor aumentem suas ações no sentido de atingir o pleno estágio da Qualidade, que elas passem a comemorar o Dia Mundial da Qualidade nos 365 dias do ano.



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