Tendências

Retrogrooming

Novembro/Dezembro 2016

John Jimenez

colunistas@tecnopress-editora.com.br

John Jimenez

Um dado recentemente publicado por uma conhecida casa de tendências indicou que a categoria de men’s grooming movimentará US$ 166 bilhões em 2022, e considerando que apenas 22% dos homens usam produtos para cuidados da pele, este segmento é um dos que têm maior oportunidade de crescimento.

O termo metrossexual foi usado pela primeira vez por Mark Simpson em 1994 em The Independent para fazer referência a um segmento promissor do mercado.

Ubersexual, spornosexual, retrosexual, lumbersexual, hipster, yuccie e bloomers, entre outros, marcaram a evolução da cosmética em mencare ao longo dos anos. A verdade é que agora estamos sendo testemunhas de como a barba, o bigode e as sobrancelhas são os novos protagonistas. Estamos diante do nascimento de uma nova tribo urbana?

Kahl Drogo in cream: como fazer a barba crescer mais rapidamente? Esta pergunta é frequente em muitos países, já que os homens querem ter uma barba mais longa o mais rapidamente possível. Estamos vendo novas tecnologias cosméticas que aceleram o crescimento do pelo e que permitem criar conceitos inovadores. Também vemos vitaminas, proteínas, ácidos graxos e nutrientes em novos aplicativos faciais. Um recente estudo apontou que os níveis de testosterona, a chave para ter um bom crescimento da barba, mantêm-se estáveis se houver bom descanso. Menos estresse = mais barba.

Different men’s beard styles: vemos uma grande diversidade de estilos em que os produtos cosméticos têm um papel chave para manter diversas formas e desenhos.

• Classic beard: nem tão longa, nem tão curta, recomendada para aqueles que estão começando a seguir a tendência.

• The fuller, longer beard: a barba muito longa pode funcionar quando é bem-feita. O estilo exige algumas precauções para manter a barba de forma adequada.

• The bushy beard: a barba espessa é ideal para melhorar a forma do rosto e perfilar a mandíbula.

• The biker beard: a barba motociclista tem uma longitude extra na zona do queixo.

• Shaved head & longer beards: diferentes estilos de cabeça raspada e barba longa.

• Slicked back hair & beard: cabelo alisado que combina com diferentes desenhos de barba.

Manscaping: tendência relacionada à depilação masculina. Este termo é formado pela união das palavras man (homem) e landscape (paisagem) e refere-se à busca de estética em diferentes áreas. Uma conhecida marca global de cosméticos realizou uma pesquisa em vários países e descobriu que, enquanto um em cada cinco homens depila o peito, quase a metade deles depila a região genital. Estamos vendo no mercado máquinas de barbear com acessórios especiais que se acoplam a diferentes áreas junto com formulações hidratantes, condicionadoras e inibidoras de pelo.

Back to the 70’s: o pelo no peito voltou. Por outro lado, podemos ver que os corpos excessivamente depilados estão saindo de moda tal como indica uma recente publicação em The New York Times. Nas barbearias e nos salões de beleza, os homens continuam recorrendo à depilação corporal em algumas áreas, mas não no peito. Em cosmética, estamos vendo produtos desenhados especialmente para manter em boa forma o pelo nesta área.

Smart shaving machines: novos lançamentos de máquinas de barbear com conexão bluetooth dão conselhos para a personalização do barbeado e o desenho de estilos. Também máquinas com cooling technology, que esfriam a pele para diminuir a sensação de ardor e irritação e waterproof electric shavers, que podem ser submersas na água ou usadas no banho sem problemas.

Nose app: indica quando se deve reaplicar o desodorante. Para utilizá-la, o usuário tem que ativar o aplicativo e colocar o smartphone perto de suas axilas. Este app sente o cheiro da axila e, por meio de um algoritmo que interage com uma base de aromas extraídos de 4 mil homens voluntários, indica se é necessário reaplicar o desodorante.

Bye bye monobrows: a chamada monocelha, bem como algumas espécies, está em perigo de extinção. Estamos vendo no mercado modelos, depiladores e acessórios com desenhos anatômicos que mantêm a forma natural da sobrancelha.

Facial hair care wipes: novos aplicativos de lenços umedecidos para o cuidado do cabelo e da barba com propriedades de crescimento capilar.

Fuzzy and frizzy beards: novos produtos que evitam o efeito frizz na barba. Sabonetes, espumas, condicionadores e óleos com novos claims para o cuidado da barba são tendência.

Pathogen resistance is sexy?: Um estudo recente, feito na Universidade de Louisiana, descobriu que os homens que vivem em lugares com maior prevalência de agentes patogênicos são considerados mais sexy, um dado interessante para os produtores de sabonetes íntimos.

Anti-grooming: Esta é uma tendência que vem forte para 2017 e surge porque os homens jovens usam o cabelo desordenado e sem lavar e, além disso, renunciam ao uso de produtos básicos como os hidratantes faciais e os cremes para pentear.

Retrogrooming: Muitas tendências que vêm e vão... Com certeza, os Neandertais e o personagem Bert, de Sesame Street, iriam se sentir representados.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos