Embale Certo

Maquiagem: segurando as pontas na crise

Novembro/Dezembro 2015

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Mais um ano se vai e, a exemplo do ano passado, pra não deixar saudade. E a gente achava que 2014 tinha sido um ano ruim... Na verdade, foi a famosa “marolinha” se comparado com o tsunami que foi esse 2015.

Historicamente, o setor tem um primeiro semestre mais fraco que o segundo, perdendo ou empatando no primeiro, porém se recuperando no segundo. Setembro, outubro e novembro são os meses para tirar o pé da lama e pagar as contas que tiram o sono dos empresários.

Ano a ano essa regra se repetia. Mas, de uns anos pra cá, tudo mudou, e o setor, sempre lembrado como o que resiste às crises, dessa vez passou a fazer parte do coro e do grito de socorro de todos os outros que sofrem ano a ano sem ver a esperada luz no fim do túnel.

Para complicar e jogar a pá de cal, convivemos com os problemas da Anvisa, onde não se consegue regularizar nenhum produto justo quando mais precisamos.

O quadro é desolador, mas nem tudo está perdido. Como uma flor de lótus exuberante no meio de um escuro e tenebroso pântano, está uma família de cosméticos que vem driblando a crise. Que família é essa? A família das maquiagens, com destaque para os batons em bala matte e o produto campeão, o batom líquido também matte. Junto com esses heróis, vêm na mesma toada os esmaltes, mas não aqueles de antigamente onde as cores neblina, areia com preços de loja de 1,99, deram lugar para cores berrantes, diferentes e com preços onde os pessimistas diriam: com esse preço não vende!

Sorte daquelas empresas que têm em seu portfólio essas linhas de produtos, e mais sorte ainda (ou talvez competência) daquelas empresas que perceberam e fizeram o lançamento desses produtos no tempo certo.

Se as maquiagens vêm sendo o destaque positivo nessa terrível crise, como ficam as respectivas embalagens desses produtos, considerando que esse sempre foi um ponto fraco quando falamos em maquiagem?

A resposta é simples e no simples mora o sucesso.

A invasão dos asiáticos continua, mesmo com o dólar nas alturas, e as empresas representantes no Brasil de embalagens injetadas que importam fazem estoque local e revendem mesmo com preços não atrativos. Essas foram as que mais cresceram e ganharam dinheiro esse ano.

De olho nessa fatia, acaba de chegar ao Brasil mais uma empresa chinesa que achou um parceiro brasileiro da área de matérias-primas e que, diversificando seu negócio, passa a atuar também no segmento de importação de embalagens para maquiagem, disponibilizando-as para o mercado brasileiro nas necessitadas pequenas quantidades.

Eu citei acima que no simples mora o sucesso porque o produto que vem se destacando nessa crise, o batom líquido, tem uma embalagem simples e com fabricantes brasileiros. O que uma embalagem de batom líquido precisa ter? Apenas um frasco, um batoque e um aplicador. Obviamente, o frasco precisa ter na sua composição um material que seja compatível com esse produto especial.

No mesmo caminho estão os esmaltes que, mesmo numa embalagem simples e tradicional, vêm sendo sucesso de vendas. Nesse caso, assim como no batom líquido, não precisa ter um diferencial na embalagem para vender o produto. O sucesso está no produto, na moda, e é exatamente a isso que as empresas precisam estar atentas para não perder o bonde.

Citei aqui dois salvadores da pátria nesses tempos de crise, que são os batons líquidos e os esmaltes, mas não posso deixar de citar outros produtos da família das maquiagens, que são os pós micronizados, os bakeds, os primers, o rímel e os demaquilantes, além dos ainda atuais BB, CC e DD creams. Para esses com embalagens sopradas, temos grande variedade e disponibilidade no mercado brasileiro.

O lado negativo de tudo isso é que poucas empresas têm linha de maquiagem e, para terceirizar, são poucas as opções de fabricantes.

Vendo com olhos otimistas, podemos afirmar que o que está vendendo na crise são as maquiagens. Já temos algumas opções de embalagens chinesas de boa qualidade, com estoque local, e muitas opções de embalagens não injetadas para outros produtos importantes na família das maquiagens.

Aproveitem o momento e concentrem seus esforços e recursos nas vendas de produtos que vêm driblando a crise, que são as maquiagens.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos