Temas Dermatológicos

Cuidados com a pele negra

Maio/Junho 2015

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A pele negra não apresenta grandes diferenças em relação à branca. No entanto, o sistema de pigmentação tem algumas particularidades. A mais importante de todas está relacionada à produção de pigmento, pois o melanócito da pele negra é mais ativo, fabricando-o em maior quantidade.

Os melanócitos são células complexas, que se originam no sistema nervoso central. Durante a gestação da neuroectoderme, elas caminham para a epiderme, onde serão responsáveis pela produção de melanina, proteína responsável por proteger a pele da radiação ultravioleta do sol.

O melanócito incorpora as matérias-primas necessárias para a produção de melanina, que ocorre após várias etapas de reações químicas. Então, a melanina é armazenada no grânulo de melanossoma e guardada no melanócito.

As peles negra e branca têm mais ou menos a mesma quantidade de melanócitos. No entanto, o melanócito da pele negra é muito mais produtivo e responde mais intensamente a estímulos variados.

Sendo assim, a pele negra tende a manchar mais em qualquer circunstância em que for estimulada.

As manchas podem ocorrer por machucados, picadas de insetos, inflamações, dermatites, peelings etc.

Todos os procedimentos realizados na pele negra devem ser feitos com muito cuidado e suavidade para que a pele não apresente reações inflamatórias ou manchas. Assim, os peelings realizados em pele negra devem ser superficiais.

A microdermoabrasão (ou peeling de cristal) é um procedimento que promove uma esfoliação (troca de pele) de maneira suave, sendo indicada para tratamento de manchas, acne leve, melasma e antienvelhecimento.

A microdermoabrasão é realizada por um aparelho que emite micropartículas de microcristais de hidróxido de alumínio, que esfoliam levemente a superfície cutânea.

À medida que encostamos a ponteira na superfície cutânea, provocamos uma sucção que favorece o contato das micropartículas com a pele.

Estas partículas têm uma ação mecânica, agredindo a camada córnea e provocando a troca da pele e um ligeiro estímulo à produção de colágeno. Este procedimento é interessante para ser usado na pele negra, pois é suave e não provoca manchas.

As peles negras podem ser tratadas com microdermoabrasão para diversas situações clínicas, como manchas já existentes, pele grossa, poros abertos, rugas finas e cicatrizes superficiais de acne. Podem ser realizadas de quatro a seis sessões, com intervalo quinzenal.

A pele pode ser preparada com ácido retinoico, hidratante e filtro solar e, após o procedimento, recomenda-se a aplicação de máscaras calmantes e o uso de filtro solar.

A pele negra mancha também nas dobras e após procedimentos como a depilação.

O pelo do negro é mais fino e enrolado sobre si mesmo e tem uma cutícula mais frágil. Encrava com mais facilidade, causando inflamação e manchas.

A microdermoabrasão pode ser feita antes da sessão de depilação com laser ou cera. Ela ajuda a pele a ficar mais homogênea e lisa.

A microdermoabrasão também pode ser feita no corpo, além do rosto.

O peeling é um procedimento médico, somente o especialista poderá garantir a melhor indicação e resultados para cada situação.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos