Temas Dermatológicos

Nutracêuticos em cosmecêuticos

Janeiro/Fevereiro 2015

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Uma das causas do envelhecimento é a oxidação provocada pelos radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas.

Para atingir a estabilidade, essas moléculas captam elétrons de membranas e proteínas celulares do DNA e de estruturas citoesqueléticas, causando vários danos irreversíveis, como inflamação e carcinogênese.

A perioxidação lipídica é uma das sequelas geradas pela ação dos radicais livres e destrói as membranas celulares, danificando a superfície cutânea.

Os cremes com substâncias antioxidantes, como as vitaminas C, E e B, são usados para o tratamento da pele fotoenvelhecida.

Existe uma correlação entre a deficiência de vitamina E e o aumento do estresse oxidativo e, por isso, acredita-se em seu alto poder oxidante. As formas de vitamina E tipicamente utilizadas em cosméticos são o acetato de alfa tocoferila e o linoneato de alfa tocoferila. Esses compostos apresentam menor probabilidade de desencadear dermatites de contato e são mais estáveis em temperatura ambiente.

Entre os antioxidantes solúveis apenas em água, há grande destaque para a vitamina C. Atualmente, a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, está sendo extensamente estudada em relação a sua atividade antioxidante. Sua aplicação tópica é usada para prevenir contra os danos causados pelo sol para o tratamento de melasma, estrias e eritema pós-operatório em pacientes tratados com laser.

Quando as preparações de vitamina C são expostas aos raios ultravioletas ou ao ar, a molécula rapidamente se oxida e se torna inativa, inutilizando a preparação. A vitamina C se tornou um aditivo popular de muitos produtos pós-sol, pois ela interfere na geração de espécies de oxigênio reativo induzida pelos raios UV pela reação com o ânion superóxido ou o radical hidroxila. A vitamina C, um forte antioxidante por si só, também reduz - e, portanto, recicla - a vitamina E oxidada de volta à sua forma ativa, de modo que as capacidades antioxidantes da vitamina E são amplificadas.

As preparações tópicas de ácido ascórbico podem ser formuladas em base aquosa ou lipídica. O palmitato de ascorbila tópico, uma forma lipídica, não causa irritação e é comprovadamente fotoprotetor e anti-infl amatório. O maior problema das formulações com ácido ascórbico, entretanto, é sua instabilidade frente à exposição ao ar e à radiação UV, o que as torna inativas horas após a abertura do frasco.

Vitaminas do complexo B, existentes em muitos alimentos, também são utilizadas em cosmecêuticos com propriedades antioxidantes.

A niacimida (B3) tem propriedades anti-inflamatória e fotoprotetora, sendo usada em produtos para tratamento de acne e melasma. A vitamina B3 é bem tolerada na pele, e seu uso prolongado melhora rugas faciais.

O pantenol (B5) é utilizado de forma tópica para o tratamento de feridas e queimaduras. Seu mecanismo de ação está relacionado com a produção de coenzima A, que é um poderoso antioxidante.

Entre os novos antioxidantes, o chá verde tornou-se popular nos países ocidentais devido ao seu provável efeito antioxidante e anticarcinogênico. Os efeitos estão relacionados aos compostos polifenólicos em seu conteúdo, também conhecidos como epicatequinas. Muitos estudos ainda estão sendo realizados, mas acredita-se que o componente polifenólico responsável pelos efeitos bioquímicos ou farmacológicos seja o (-) epigalocatequina-3-galato.

As isoflavonas que derivam da soja (nutracêutico) também são utilizadas no tratamento da pele. Este alimento, através de várias frações, pode provocar o clareamento da cútis, além de hidratar e estimular o colágeno. O mecanismo de ação é explicado pela ocupação dos receptores estrogênicos, substituindo sua ação hormonal. As peles envelhecidas e no pós-menopausa são beneficiadas por este ativo sem efeitos colaterais.

Finalizando, percebemos uma relação muito interessante entre os outros nutracêuticos e cosmecêuticos agindo tanto de forma interna (nutrientes) como de forma externa, cremes com antioxidantes para o benefício da pele fotoenvelhecida.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos