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Essa última edição do ano da revista tem como um dos temas de destaque os produtos hidroalcoólicos. Suas fórmulas têm como principais matérias-primas a água desmineralizada e o álcool etÃlico, que pode ser originário da cana-de-açúcar, de cereais ou de algum outro vegetal. Dentre os produtos, podemos citar desodorantes ou loções pós-barba, mas o principal deles é a colônia.
Para essa linha de produtos, as embalagens envolvidas são o frasco (normalmente de vidro), a válvula, a sobretampa, o berço, o cartucho, o rótulo/gravação e, na maioria das vezes, o celofane, usado para envolver o cartucho e proporcionar um acabamento fino ao produto, a exemplo dos importados.
O vidro é na verdade o grande diferencial. Quando entramos em uma perfumaria que vende marcas importadas, nos damos conta do quanto estamos atrasados nesse quesito. A diversidade e a beleza do design dos frascos nos deixa de boca aberta, principalmente quando comparamos com o que temos por aqui. Esse vidro pode ser flint (transparente), foscado, que deixa aquela aparência de geladinho, ou colorido. Nesse último caso, a cor pode cobrir todo o vidro ou formar um dégradé, saindo de um tom mais escuro para um mais claro ou vice-versa.
O frasco pode ter um formato padrão de mercado, isto é, seus fabricantes desenvolvem, produzem e vendem para qualquer cliente, ou pode ser um frasco exclusivo para uma determinada marca. Os dizeres de rotulagem, obrigatórios nas embalagens primárias, podem ser feitos por meio de gravação sobre o vidro (geralmente silkscreen) ou no próprio rótulo (sempre enriquecido com hot stamping), recursos disponÃveis no Brasil em diversas opções.
Com relação à s válvulas, existem duas opções: as válvulas de recrave e as de rosca, dependendo do tipo de terminação da boca do frasco. As válvulas de rosca geralmente são feitas de material plástico. Podem ser brancas, translúcidas ou de diversas outras cores, que deixam esse componente da embalagem com um visual único. Também podem ser acrescidos detalhes de metal - normalmente alumÃnio nas cores prata ou ouro - para conferir uma maior sofisticação ao revestir atuadores e outras partes das válvulas. As válvulas de rosca utilizam as mesmas especificações de diâmetro e altura das tampas convencionais.
As válvulas de recrave são confeccionadas em alumÃnio. Deve-se tomar bastante cuidado com o acoplamento, ou seja, o perfeito encaixe da terminação da boca do frasco no diâmetro e na altura da saia de alumÃnio da válvula. Erros nesse acoplamento, aliados a um recrave malfeito, resultam em vazamentos. Essas válvulas têm boa disponibilidade no mercado brasileiro.
O acabamento do conjunto válvula/frasco é dado por uma sobretampa, que fica sobre a válvula. Nesse caso, deve-se também ter cuidado para garantir o encaixe perfeito da sobretampa na válvula, principalmente com relação à proteção do botão acionador, evitando que este seja pressionado, por exemplo, no transporte, o que resultaria em um vazamento forçado do produto. Temos opções de fabricantes de sobretampas no Brasil, mas, se quisermos algo diferenciado, ficamos nas mãos de uma ou duas empresas ou ainda com a opção de importados, principalmente os asiáticos.
Para completar as opções de embalagens, temos o cartucho, que chama a atenção e desperta a curiosidade do consumidor. Com essa embalagem, podemos viajar num mundo de cores, formatos, brilhos, relevos, etc. Isso é o que de melhor temos no Brasil. Nossa indústria gráfica é uma das melhores do mundo, aliada à criatividade dos nossos técnicos e profissionais de marketing e design. Depois do frasco, o cartucho é o item que mais se destaca pela beleza e atratividade. Para dar maior visibilidade e proteção ao produto, pode-se desenvolver um berço de cartão ou até mesmo de micro-ondulado. O berço possibilita que o tamanho do cartucho seja aumentado, causando maior impacto no ponto de venda. E a segunda função do berço, com certeza é a proteção, já que o frasco normalmente é de vidro.
Por fim, esse conjunto pode ser complementado por um filme plástico transparente, normalmente um celofane, que envolve a caixa como se fosse um papel de presente. Trata-se de um recurso de baixo custo e que enobrece o produto e, além disso, há diversas opções de empresas para as quais o fabricante pode terceirizar esse trabalho, mesmo em pequenas quantidades.
Antes de finalizar, não podemos nos esquecer do produto provador, que pode ser a colônia original colocada no ponto de venda, porém sem sobretampa e cartucho. Também é possÃvel experimentar as fragrâncias com os velhos e conhecidos flaconetes, disponÃveis em vários modelos no mercado brasileiro. Agora, nos resta a parte mais difÃcil e trabalhosa, que é colocar esses produtos nas mãos dos consumidores e fazer das vendas um sucesso!
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