Tricologia

Cabelos e erotismo

Setembro/Outubro 2014

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Sabemos da importância dos cabelos na aparência humana e nas relações interpessoais. Quando se trata de afinidade entre pessoas, os cabelos desempenham um papel essencial na atração sexual entre os humanos. Desde sempre, eles tiveram importância para definir status social, tanto no Egito Antigo, quanto no Império Romano e nas cortes de justiça na Inglaterra.

Os detratores da monarquia na França renascentista diziam que o que se gastava de farinha para polvilhar as perucas da sociedade real da época numa única festa daria para alimentar a população de Paris por um mês!

Quando falamos de cabelos relacionados ao erotismo, precisamos avaliar algumas variáveis. Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que as mulheres loiras exercem mais atração nos homens que as ruivas e morenas. Num estudo antropológico de campo, uma modelo com peruca morena, depois ruiva e, por último, loira permaneceu no balcão de um bar de solteiros por algum tempo antes de ser abordada por algum frequentador. A loira esperou apenas 5 minutos, a ruiva, 15, e a morena, quase meia hora!

O mesmo teste foi desenvolvido numa estrada onde a mesma modelo com as três perucas diferentes fingia que seu carro havia quebrado e esperava no acostamento pedindo para que alguém parasse e a ajudasse. Outra vez a loira teve o melhor resultado em relação ao tempo. Ficou apenas 3 minutos até que alguém parasse! A ruiva veio logo após, com 15 minutos, e a morena demorou mais de meia hora para receber ajuda.

O que isso mostra? Uma abordagem simplista poderia nos indicar que os cabelos loiros, que atraíram esses homens da pesquisa, sempre atraíram mais do que os de outras colorações. Historicamente, isso também é comprovado, uma vez que temos relatos de tempos antigos de descolorações de cabelos para que ficassem aloirados, e, no mercado de tinturas, os tons de loiro ainda são os mais vendidos.

Outro atrativo dos cabelos, além da cor, é o odor. Uma das maiores dificuldades de nossos formuladores é fixar as fragrâncias nos fios. Com estruturas queratinizadas e muito expostas ao meio ambiente, esse processo torna-se muito difícil, e qualquer tentativa acaba sendo inútil, uma vez que a volatilidade dos perfumes é muito grande.

Odores podem ser atrativos sexuais quando bem direcionados, mas também podem exercer um papel inverso quando mal empregados.

Os feromônios - aquelas substâncias produzidas pelas glândulas sudoríparas do tipo apócrinas, que despejam o seu produto num folículo piloso antes de sair para o corpo - sempre tiveram um papel importante na atratividade pessoal, tanto que algumas empresas alegam tê-los em seus perfumes justamente com esta intenção. Infelizmente, não há na literatura científica um embasamento que possa sustentar esta afirmação.

Finalmente, os produtos de estilo entram na questão. Hoje em dia, temos a “ditadura” dos lisos, após o advento das escovas progressivas e de seus produtos alisadores, que levaram os cachos e caracóis para o ostracismo.

Produtos que facilitam o penteado, como os leave-on ou leave-in, são procurados para facilitar a penteabilidade e, com isso, alterar a aparência dos cabelos, deixando-os mais atraentes.

Cada tipo de penteado vai identificar uma personalidade diferente, tanto para homens quanto para mulheres.

Cabelos masculinos no estilo militar indicam virilidade e a presença do macho na comunidade, assim como cabelos longos e esvoaçantes vão indicar feminilidade e atratividade nas mulheres.

O importante é que os cabelos, apesar de serem um anexo da epiderme e, portanto, da pele, fazem parte do corpo humano e devem ser tratados como tal.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos