Boas Práticas

Gestão de Riscos na Qualidade

Julho/Agosto 2014

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

Nesta coluna, vou abordar as técnicas existentes para a gestão de riscos na qualidade.

A gestão de riscos tem causado impacto nas indústrias, nos processos e nos sistemas que asseguram a qualidade dos produtos cosméticos durante seu ciclo de vida.

Existem várias ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas para a gestão de riscos na qualidade, como:

- Análise das causas e dos efeitos das falhas
- Análise da árvore de falhas
- Diagrama de Ishikawa
- Análise de riscos e pontos críticos
- Estudo de riscos operacionais

A gestão de riscos na qualidade, para ter chance de obter sucesso, precisa ser pragmática e flexível na seleção de qual ferramenta deve ser utilizada. Deve-se fazer uma avaliação profunda do cenário enfatizando a compreensão do problema de risco em estudo como pré-requisito para a escolha da ferramenta.

Quando o risco é bem definido, são mais facilmente identificadas: a ferramenta adequada para sua gestão e o tipo de informação necessária para acessá-lo.

É importante mencionar que nenhuma ferramenta e nenhum conjunto de ferramentas são aplicáveis a todas as situações nas quais o procedimento para a gestão de riscos é utilizado.

As ferramentas de gestão de riscos na qualidade são projetadas para transformar dados em conhecimento, de um modo transparente e objetivo que envolve a qualidade das decisões no controle de riscos.

Uma ferramenta para gestão bem escolhida facilita o estabelecimento do risco, enfatiza seus controles existentes, processa e permite efetivamente a compreensão dos dados existentes, e pode, eventualmente, auxiliar na descoberta de riscos desconhecidos.

A ferramenta, quando é adequadamente selecionada, agiliza a obtenção de informações e ajuda a formular questões que facilitam a avaliação do risco pela equipe de gestão e possibilitando a análise e a obtenção de respostas.

Ferramentas com característica quantitativa são frequentemente compatíveis com dados quantitativos, ao passo que ferramentas qualitativas são empregadas em processos com informações de características qualitativas.

Seleção e utilização de ferramenta
O sucesso na seleção da ferramenta de gestão de riscos principia com a consciência da inter-relação que deve existir entre o conhecimento sobre o risco e a utilização da ferramenta.

A identificação preliminar do risco pode ser rapidamente efetuada com o uso de metodologias simples. Dependendo da complexidade e da criticidade do risco, a compreensão inicial pode ser atingida por meio de canais informais, como discussões livres, exercícios de brainstorming e diagrama de Ishikawa ou diagrama de afinidade.

Independentemente de qual mecanismo for utilizado, o conhecimento inicial do risco conduzirá ao estabelecimento do problema, à identificação das informações pertinentes ao risco e ao conhecimento geral dos tipos de risco que serão avaliados durante o processo da avaliação do risco.

Existe a tendência de padronizar os esforços ao redor de um simples ou limitado subconjunto de ferramentas de gestão de riscos. Isso ocorre com o propósito de obter consistência na gestão de riscos interna da empresa, minimizar o treinamento e facilitar a transferência de conhecimento e a comparação de riscos por meio de diferentes locais, produtos e processos.

Os benefícios da gestão de risco são consistentemente obtidos somente quando as melhores ferramentas são selecionadas para realizar essa atividade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos