Tricologia

Homens e produtos capilares

Janeiro/Fevereiro 2014

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Ao analisar o uso de cosméticos e produtos domissanitários pela população masculina, chegamos à conclusão que parece ser a mais óbvia: as mulheres batem os homens de “lavada” nesses quesitos.

Mesmo quando falamos dos homens que recentemente foram denominados metrossexuais, eles continuam perdendo para o chamado sexo frágil. Mas essa é uma tendência que vem mudando nos últimos tempos, e os homens passaram a ser um grande mercado no mundo da terapia capilar.

Os cabelos já representaram muitas funções no universo masculino. No Egito antigo, cada corte e cada penteado de cabelos significavam que a pessoa pertencia a uma classe social ou a uma função específica, como a de médico ou a de religioso.

No que se refere ao gênero masculino, o formato dos cabelos mudou muito no decorrer da história. Dos longos cabelos que foram moda durante séculos até os raspados, que foram a tônica no fim do século 20, os homens sempre cuidaram menos de suas madeixas que a mulheres.

Existe alguma diferença fundamental entre os cabelos masculinos e os femininos? Os cabelos da cabeça, que são fios especiais, apesar de ter baixa relação hormonal (isto é, há pouca diferença entre homens e mulheres) os cabelos femininos crescem,
em média, mais que os masculinos. Foram feitos estudos com gêmeos que deixaram os cabelos crescerem sem cortá-los.

Os fios da menina cresceram mais e mais rápido do que os do menino. As glândulas sebáceas, que estão sempre associadas aos fios de cabelo, são maiores nos homens que nas mulheres, o que significa mais produção de sebo, estimulada pela maior presença de hormônios masculinos, chamados andrógenos.

Assim, os homens têm, em média, mais cabelos oleosos que as mulheres, o que, por si só, já indica a necessidade de haver alguma diferença na formulação de produtos para cabelo para homens e para mulheres. E existem outras diferenças.

Homens têm hábitos diferentes dos das mulheres. Sabemos que o ideal é lavar os cabelos “dia sim, dia não”, para limpá-los sem retirar o manto hidrolipídico protetor. Contudo, a maioria dos homens alega que precisa lavá-los todos os dias, e afirma que, às vezes, lavam-nos mais de uma vez ao dia! O diferencial é que os homens, em geral, não ficam tanto tempo sob a água quanto as mulheres.

E, quando se fala de cuidados fi nais, o que mais os homens usam na atualidade são os produtos para pentear, como géis e mousses. Poucos usam condicionador e quase nenhum aplica produtos do tipo leave-on. É claro que estamos falando da média do homem brasileiro, e as exceções só comprovam a regra.

Quando falamos de tinturas então, o mundo masculino fica mais tenso. Entre os homens, costuma-se dizer que quem quer tingir os cabelos para esconder os brancos deve fazê-lo quando surgir o primeiro fi o para não correr o risco de parecer “estranho”! Apesar das inovações tecnológicas que as tinturas sofreram nos últimos anos, não se atingiu ainda o padrão ouro para tinturas masculinas. A tintura com esse padrão não deixaria rastros de que foi feita. Mesmo os escurecedores (loções) não conseguiram livrar-se da coloração amarelada que fica no final.

Recentemente, foi lançada no mercado internacional uma medicação oral que promete acabar com os cabelos brancos.

Contudo, não foi apresentado nenhum trabalho científico que mostrasse seu real efeito, que permanece, portanto, no campo das especulações.

Qual seria a linha especial para homens, quando se fala de produtos para tratar cabelos? Levando em consideração o que foi dito aqui, e o fato de que os homens ainda não estão acostumados a usar uma série inteira de produtos, o ideal é existir uma linha concisa, que possa resolver todas as questões com facilidade e praticidade.

Essa linha pode ser composta por: um shampoo com três subdivisões – secos, oleosos e normais –, um condicionador que aborde os mesmos tipos de cabelo e um produto para pentear, tipo gel ou mousse. Ela seria ideal quando se está falando
no dia a dia do homem comum.

Isto porque existe um campo muito maior, e com um público mais fiel que o feminino, que é o dos homens com queda de cabelos. Esses são clientes fiéis quando sentem que o que estão usando pode ajudá-los a não perder mais cabelos e até fazer que alguns fios nasçam. A adesão dos homens a um tratamento eficaz é muito maior que a das mulheres. Eles, em comparação a elas, também têm maior disponibilidade de tempo e maior compreensão para passar por tratamentos demorados.

Os homens estão querendo, cada vez mais, cosméticos e serviços especiais para eles, e esse é um mercado que deve ser muito bem aproveitado por quem trabalha no campo.



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