Temas Dermatológicos

Células-tronco

Novembro/Dezembro 2013

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

As células-tronco são células primitivas que se caracterizam por ser indiferenciadas e ter a capacidade de gerar células especializadas com diferentes funções, sob determinadas condições fisiológicas. Possuem as seguintes propriedades: clonogenicidade, multipotencialidade e autorrenovação – diferenciam-se em diversos tipos celulares, com maior número de células e mais especializadas. A principal diferença entre as células tronco se dá pela sua natureza, em células tronco embrionárias e células tronco somáticas ou adultas.

Essas últimas representam grande promessa para uso em protocolos de reparação e regeneração tecidual, pois são responsáveis por manter a homeostase dos tecidos, repondo as células que foram perdidas na maturação, no envelhecimento ou por causa de algum dano.

As populações de células-tronco estão em localizações anatômicas específicas, denominadas nichos, que garantem sua preservação e interações celulares, quando necessário. Na pele, estão localizadas na camada basal epidérmica, na protuberância folicular, na derme e no tecido adiposo. Na derme e nesse tecido, há um subtipo de células-tronco que se assemelha às células-tronco mesenquimais, presentes na medula óssea. A medicina tem grande interesse pelas células-tronco mesenquimais adultas, pois, como foi dito anteriormente, podem reparar com alta qualidade os tecidos, sem formação de fibroses ou cicatrizes, e apresentam proliferação reparativa maior que a das células derivadas da medula óssea. Além disso, são de fácil obtenção e apresentam baixíssimo risco de rejeição porque são utilizadas em transplante autólogo.

Na dermatologia, o uso de células-tronco em diferentes tipos de alopecias, na epidermólise bolhosa e, principalmente, no rejuvenescimento cutâneo e na reparação de defeitos estéticos, como cicatrizes de acne e nas cirurgias reparadoras.

No caso da alopecia androgenética, evidenciou-se em estudo relativamente recente que a ação androgênica é responsável por inibir a sinalização que as células mesenquimais exercem para a diferenciação das células do bulbo. Por esse motivo, os estudos sobre as células-tronco mesenquimais se aprofundaram, o que melhorou todos os parâmetros avaliados até um ano após a injeção. Já na alopecia areata, o processo inflamatório ocorre ao redor da papila dérmica, preservando o bulbo folicular, o que explica a ocorrência de repilação mesmo quando a pessoa está com essa doença há muitos anos.

Os estudos para o tratamento da epidermólise bolhosa recessiva vêm ocorrendo no sentido de conseguir reprogramar geneticamente células diferenciadas de indivíduos adultos para que estas se tornem células pluripotentes com características semelhantes às embrionárias, por meio de reprogramação genética, o que resultaria em células com cariótipos normais. Nesse caso específico essa reprogramação ocorreria com a utilização de fibroblastos obtidos por meio de biópsia cutânea, para a obtenção de células indiferenciadas. Depois essas células seriam diferenciadas, tornando-se tipos de células para serem estudadas ou utilizadas de forma terapêutica.

No envelhecimento cutâneo, diversas pesquisas com células-tronco mesenquimais oriundas do tecido adiposo lipoaspirado vêm sendo realizadas, com resultados satisfatórios e raras complicações. Mas vale ressaltar: essa terapia não impede o processo natural de envelhecimento, mas o torna mais gradual e satisfatório para o indivíduo. Nas cirurgias estéticas reparadoras em que há necessidade da realização de enxertos, a utilização de tecido adiposo enriquecido com células-tronco, são uma alternativa superior aos enxertos tradicionais, por causa de sua maior capacidade de reparação.

Até o momento, não há parecer formal do Conselho Federal de Medicina sobre o tema. Sem dúvida, o futuro é promissor, porém, mais estudos precisam ser realizados para que a verdadeira eficácia dessa prática seja comprovada. Além disso, protocolos bem definidos também precisam ser traçados para garantir a eficácia e a segurança dessa modalidade de tratamento.




Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos