Boas Práticas

A revisão foi publicada

Novembro/Dezembro 2013

Carlos Alberto Trevisan

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carlos Alberto Trevisan

No dia 25 de outubro de 2013 foi publicada, no Diário Oficial da União, a RDC nº 48, da Anvisa, que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes.

Para o conhecimento do leitor, faço a seguir meus comentários sobre os pontos mais relevantes dessa RDC.

O artigo 4º institui o prazo para a conclusão dos estudos de validação, que será de no máximo 3 (três) anos a partir da publicação da resolução. Ao final do primeiro ano, a empresa deverá ter elaborado todos os protocolos e outros documentos necessários para a validação de limpeza, da metodologia analítica, dos sistemas informatizados e do sistema de água de processo que já se encontrem instalados (parágrafo 1º).

A metodologia analítica, a elaboração dos protocolos e a validação do método devem ser realizadas apenas quando se tratar de metodologias não codificadas em normas ou bibliografia conhecida (parágrafo 2º).

Para sistemas, métodos ou equipamentos adquiridos após a publicação dessa instrução normativa, a validação deverá ser realizada antes do uso rotineiro destes (parágrafo 3º).

No Capítulo 3 – Gestão da qualidade, o parágrafo 3.4.1, que trata de validação específica, diz que a empresa deve conhecer seus processos a fim de estabelecer critérios para identificar a necessidade ou não de validação desses processos.

Quando as validações forem aplicáveis, deverá ser estabelecido um protocolo de validação que especifique como o processo será conduzido. O protocolo deverá ser aprovado pela Garantia da Qualidade.

Já o parágrafo 3.4.3 define que o protocolo de validação deve especificar, no mínimo:

a) a descrição dos equipamentos;
b) as mostras a serem coletadas;
c) as características e as variáveis a serem monitoradas, indicando os métodos analíticos e os limites de aceitação;
d) os critérios de aceitação.

É recomendável a validação de limpeza, da metodologia analítica (quando se tratar de metodologias que não se encontrem codificadas em normas e outras bibliografias internacionais de referência), dos sistemas informatizados, e do sistema de água de processo (parágrafo 3.4.4).

O relatório de validação deve fazer referência ao protocolo a ser elaborado, contemplando: resultados obtidos, desvios, conclusões, mudanças e recomendações (parágrafo 3.4.5).

Qualquer desvio do protocolo de validação deve ser documentado, investigado e justificado (parágrafo 3.4.6).

O processo de validação é satisfatório quando os resultados são aceitáveis. Caso contrário, deve-se analisar a origem dos desvios encontrados e determinar as alterações necessárias, até que o processo apresente resultados aceitáveis (parágrafo 3.4.7).

Os critérios de qualificação devem ser estabelecidos de acordo com a complexidade dos equipamentos, processos e sistemas críticos. A qualificação é pré-requisito para a validação (parágrafo 3.4.8).

De acordo com o aqui exposto, estimo que as empresas deverão despender muito trabalho para atender aos requisitos dessa RDC. A quantidade e a natureza da informação a ser levantada vão exigir o emprego de pessoal de várias especialidades, para a elaboração dos documentos e da respectiva avaliação. Esses fatores impactarão profundamente a estrutura das empresas, e não devem ser desconsiderados os investimentos necessários para o cumprimento do que está estabelecido na RDC.

As empresas devem iniciar imediatamente as atividades para a elaboração dos protocolos, pois, embora o prazo de um ano possa parecer longo, o volume de trabalho e a inexperiência de muitas empresas podem acarretar atraso no cumprimento do prazo.

Minha recomendação é que as empresas procurem a assessoria de profissionais com experiência em elaborar os protocolos. Em razão do grau de detalhamento que os protocolos exigem, é impossível que sejam bem elaborados por profissionais que não tenham qualificação para isso.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos