Fragrncias

Papel do perfumista

Janeiro/Fevereiro 2008

Carmita Magalhães

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Carmita  Magalhães

Os perfumistas so os profissionais que combinam as matrias-primas odorferas para compor as fragrncias. Ele tem multifacetas, ou seja, tem que ser artista, tcnico, professor e aluno para o resto da vida. Alm dos fundamentos tcnico-cientficos em qumica, fsica e biologia, ele precisa ter conhecimento sobre moda, tendncias, histria e mesmo geografia, pois tudo isso amplia a criao.

Entretanto, o mais importante que tenham nariz, isto , habilidade para identificar olfativamente as mais de trs mil matrias-primas aromticas utilizadas e, principalmente, talento para compor harmonicamente - como se fosse numa partitura musical fragrncias que possam explodir, expandir e persistir na pele.

Ter nariz um pr-requisito, para que ele possa treinar seu olfato. Mas isso um trabalho a longo-prazo, preciso 10 anos de formao para se tornar um perfumista.

por isso que, no universo dos perfumistas costumase dizer que ao longo de sua carreira, o perfumista um eterno aluno-professor. Aluno porque o mundo est sempre em evoluo e a perfumaria segue essas evolues de costumes. Professor porque para aprender mais preciso ensinar o pouco que se sabe.

Os perfumistas tm que usar a criatividade e o nariz para criar fragrncias que despertem sentimentos, relembrem momentos, elevem a auto-estima e destaquem a personalidade. Por essa razo, existe um nmero limitado de perfumistas de prestgio em todo o mundo. Vale mencionar Yves de Chiris, criador dos campees de vendas: Angel, de Thierry Mugler, Fragile, de Jean-Paul Gaultier, e JAdore, de Christian Dior.

Chiris representa a stima gerao de uma famlia que lida com o olfato desde 1768. Seu bisav criou uma fragrncia para a rainha Vitria e o prprio Chiris manteve a tradio de freqentar a corte britnica e presenteou a princesa Lady Di com duas criaes especiais, elaboradas de acordo com a infncia, a dieta alimentar e o estilo de vestir de Diana.

A fragrncia componente importante das formulaes cosmticas pelo efeito psicolgico que causa ao consumidor. Com freqncia, determina o sucesso ou fracasso de um novo produto. Elas so criadas por empresas especializadas, conhecidas tambm como casas de fragrncias. O perfumista e o qumico, que trabalham nessas casas, formulam perfumes a partir de componentes individuais, adicionando um-a-um.

Para criar fragrncias bem sucedidas, os perfumistas necessitam de certas informaes do formulador do produto, em geral mencionadas na forma de um brief de fragrncia. O processo de criao pode durar, em qualquer parte do mundo, de semanas a meses, dependendo da complexidade e das limitaes do brief.

E, o papel desempenhado pelo perfumista o de criar fragrncias que satisfaam todas as condies especificadas no brief.

Antigamente, criar um perfume era o trabalho de um nico homem. Hoje de uma equipe. Um trabalho complexo e apaixonante, onde a tecnologia amiga da criatividade, mas isso uma outra histria...



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