Embale Certo

Crescimento das embalagens importadas com estoque local

Março/Abril 2013

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Há muito tempo, venho falando das dificuldades que as empresas de cosméticos vêm enfrentando para encontrar boas embalagens para produtos de maquiagem no mercado nacional. Quantos projetos deixaram de caminhar porque não foi encontrada a embalagem que tivesse a “cara” dos bons produtos que foram desenvolvidos? Quantas horas foram perdidas na avaliação dos fornecedores locais pelas empresas e essas não encontravam o que procuravam?

Todo mundo sabe a resposta para essas questões, porém a China não é logo ali.

Foi-se o tempo em que se torcia o nariz quando alguém dizia que a embalagem era chinesa. Tanto lá como aqui, existem os fornecedores bons e os péssimos, os sérios e os trambiqueiros, os comprometidos e os descompromissados.

O que aconteceu, no entanto, foi que descobrimos, na China, fornecedores aos quais só podemos atribuir os adjetivos positivos citados acima) e, assim, o mercado brasileiro está começando a falar mandarim nas embalagens para produtos de maquiagem.

Alguns empresários ou candidatos a empresário logo perceberam essa oportunidade e trataram de buscar na China o que o mercado cosmético tanto precisava. Outros, por impossibilidade financeira e/ou por conhecerem bem esse mercado, procuraram quem já tinha experiência e conhecimento sobre empresas chinesas e uniram forças a essas empresas.

De uma maneira ou de outra, o resultado disso foi a paulatina disponibilidade de boas embalagens chinesas no mercado brasileiro, a pequenas empresas.

Hoje, já é possível receber a visita dos importadores dessas embalagens chinesas e maravilhar-se com a disponibilidade e a beleza destas. E o que é melhor: são embalagens que têm bons preços, qualidade confiável e sua entrega é rápida. Essas empresas importadoras, além de se responsabilizar pela importação das embalagens, responsabilizam-se pela qualidade destas, recebendo-as de volta se apresentarem algum desvio de qualidade.

Algumas empresas trazem as embalagens da China já com a decoração anteriormente solicitada pelo cliente. Outras vão além: elas têm parcerias com empresas de decoração brasileiras que fazem a decoração após receberem as embalagens.

Decoradas lá ou aqui, as embalagens chinesas realmente destacam-se das nacionais.
Para que isso seja comprovado, vejam as linhas de maquiagem de empresas que estão nascendo agora ou os lançamentos e as novas embalagens de tradicionais empresas do mercado. Elas são diferentes e bonitas, fazendo frente às marcas importadas, que tem preços proibitivos para o bolso da nossa sofrida classe média.

Digo isso, lembrando-os que não ficamos nada a dever a nenhum outro país quando falamos dos produtos, o que, antes, não se podia dizer das embalagens.

Mas quem são essas empresas importadoras?
Na verdade, elas não são fábricas que passaram pelas dificuldades relativas à regularização dos órgãos governamentais brasileiros, nem grandes galpões com as superinjetoras, a ferramentaria e equipes de profissionais especializados. Essas empresas são fruto da coragem, da iniciativa e da visão de mercado de algumas – ainda poucas – pessoas. Com um galpão, um parceiro confiável para tratar da importação e, o mais importante, conhecimento sobre as boas empresas chinesas, essas pessoas foram à luta. É óbvio que não posso deixar de colocar que nada disso seria possível sem uma boa quantia financeira para “bancar” a primeira importação e fazer o estoque local. Além de ser necessário que essas empresas tenham conhecimento sobre as empresas chinesas, elas também têm uma difícil missão: selar uma parceria que garanta a entrega com a qualidade assegurada das embalagens. Isso não é fácil, pois a desconfiança dos chineses em relação aos empresários brasileiros ainda é grande. Tenho ouvido isso de empresários que importam da China.

O lado negativo de tudo isso chama-se exclusividade. As empresas que importam disponibilizam os produtos que têm em estoque para quem chega primeiro e não se comprometem em vender determinado modelo com exclusividade para um só cliente. Elas somente fazem isso se a quantidade dos produtos for grande e, assim, justifique uma importação exclusiva – o que não é uma característica dessas empresas.

Por causa disso há a necessidade de diversificar na decoração e caprichar no cartucho para que a embalagem, mesmo sendo a mesma do concorrente, acaba passando despercebida pela consumidora.

Ainda são poucas as empresas que fazem importação e disponibilizam em estoques locais. Contudo, seu sucesso começa a chamar a atenção de outros empresários. Assim vamos ter, muito em breve, uma grande oferta de boas embalagens de produtos para maquiagem.

O lado negativo de tudo isso é que, mais uma vez, a empresa nacional fabricante de embalagem está perdendo. E, mais uma vez, essa perda se deve a esta não investir nem acreditar no potencial do mercado.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Ola, Adorei sua materia. Gostaria de saber com voce como faco para descobrir nomes de empresas Brasileiras que teria uma possibilidades de negocio com produtos de embalagem da China, sou casada com um americano dono de uma fabrica desses produtos. Agradecidamente Josie

por Josie 10/12/2014 - 23:53

Novos Produtos