Toxicologia

A arte da comunicação: a ferramenta do progresso

Novembro/Dezembro 2012

Dermeval de Carvalho

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Dermeval de Carvalho

Junho de 2006. Um honroso convite do editor da Cosmetics & Toiletries Brasil, convidava-me para ser colunista dessa conceituada revista. A experiência me dizia do trabalho que estava a nossa frente, do tempo que seria dedicado na triagem de publicações científicas, na capacidade de resumi-las e agregá-las, em pouco espaço, e formatadas como colunas científicas.

A segurança do usuário está em primeiro lugar.
Na medida do possível, tenho me manifestado – em seminários, publicações e eventos científicos –, a respeito do crescimento de publicações científicas e regulatórias associadas à avaliação de segurança de ingredientes cosméticos, mas, tristemente, ainda tão carentes no Brasil.

Sem grandes discussões semânticas, métodos alternativos tem se apresentado de forma muito tímida, acanhada ou mesmo despercebida por boa parte da comunidade científica, especialmente nos cursos de pós-graduação em toxicologia, nos órgãos regulatórios e no setor regulado.

Qual a razão de tanta preocupação?

Essa pergunta acalenta sonhos, sinaliza horizontes, fortalece a união de esforços e contempla a ciência na busca de uma decisão que pede urgência: a validação de métodos alternativos para substituir aqueles que, embora devam ser lembrados e valorizados, pedem socorro.

A experiência tem me ensinado a lutar e a, sempre que possível, manter acesa a luz que me tem feito acreditar em pensamentos positivos, mesmo enfrentando convergências e divergências da ciência e fatos alheios à minha vontade. Continuo acreditando, jamais me deixarei levar pelo descrédito do impossível, e permanecerei confiante de que os métodos alternativos já estão a caminho do Brasil.

Uma decisão acertada e que veio para ficar.
Foi publicada a Chamada MCTI/CNPq (Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) nº 25/2012 - Apoio a projetos para estruturação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Remana).

Essa chamada “tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país [...]”.

A importância da chamada dispensa comentários, mas sua condução e seu rumo devem ser cautelosos.

Assim penso: a ponderação por parte da comunidade científica na busca dos recursos financeiros deve ser a mais interativa possível. Boas estradas já foram construídas na Europa e nos Estados Unidos, onde áreas de interesses comuns se agruparam e os resultados obtidos têm sido promissores e produtivos.

Recente publicação (Cosm & Toil Brasil 24(4):30, 2012), destacou a programação científica do evento ESTIV2012, patrocinado pela Sociedade Europeia de Toxicologia in Vitro e pela Associação Portuguesa de Toxicologia, que nos motivou a ir para Lisboa para participarmos do referido encontro científico.

Para destacar a importância da toxicologia, a todos os temas que foram apresentados durante as mesas-redondas foi acrescentada a expressão “toxicity”, que os qualificava de acordo com os assuntos apresentados, que foram seguidos de intensas discussões. Cerca de 200 trabalhos científicos foram expostos e outros 50, apresentados em viva-voz.

Outra boa notícia foi que, tão logo retornamos, tivemos a oportunidade de acessar duas excelentes publicações: Regulatory Acceptance and use of 3R models: a multilevel perspective, Altex-Alternatives to Animal Experimentation 28(3):287-300, 2012; e Inconsistencies in data requirements of EU Legislation involving test on animal, Altex-Alternatives to Animal Experimentation 28(3):302-332, 2012.

O periódico logo acima referido, salvo melhor juízo, deve estar sempre ao alcance do pesquisador que se interesse por métodos alternativos.

Notícias boas, dessa feita, não estão faltando: o “Workshop internacional em métodos alternativos ao uso de animais, com ênfase em alergenicidade”, previsto para ser realizado nos dias 12 e 13 de novembro de 2012, em São Paulo SP, embora seja de natureza específica, trará excelente programação científica e a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam) e de pesquisadores do Brasil e do exterior. Outros dois encontros com foco em temas similares ainda serão realizados este ano no Brasil.

Um deles, “Perspectivas sobre métodos alternativos à utilização de animais para a avaliação de segurança de produtos cosméticos”, está programado para ser realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília DF. Lembraram-se dos cosméticos.

O último parágrafo. Chegou o momento para uma trégua. Esperamos voltar. Meus agradecimentos e o nosso muito obrigado àqueles que, por curiosidade, leram os títulos de nossas publicações, àqueles que perguntaram e àqueles que sugeriram ou guardaram seus comentários para juízo próprio.

Por 32 vezes estivemos em Cosmetic & Toiletries Brasil.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos