Temas Dermatológicos

Depilação Moderna

Setembro/Outubro 2012

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A retirada de pelos de algumas regiões do corpo é um fator cultural de algumas populações. No Brasil, as mulheres têm o costume de realizar a depilação, sendo considerada estranha e inestética a permanência de pelos em locais como axilas, pernas e virilha.

A depilação deve ser iniciada quando os pelos começarem a incomodar, ou seja, quando estes engrossam e se tornam mais abundantes. Isso geralmente acontece na puberdade, devido às alterações hormonais inerentes a essa fase da vida.

Nas meninas, ocorre entre 10 e 13 anos de idade. É importante saber que quanto mais precoce for o contato com substâncias químicas, maior será a possibilidade de ocorrer o desenvolvimento de alergias e de sensibilizações na idade adulta. A pele das crianças é mais fina e sensível, por isso, o uso de ceras, cremes depilatórios e afins deve ser evitado ao máximo.

Usar a lâmina é a melhor maneira de começar a fazer a depilação, pois a cera é um método mais agressivo e doloroso, o que pode assustar e traumatizar mulheres mais jovens. Utilizar a lâmina é um método totalmente indolor, mas, por outro lado, os resultados duram pouco, já que o pelo é “cortado” superficialmente, crescendo e voltando a aparecer em poucos dias. O ideal é usar aparelhos especiais para depilação feminina, pois são mais flexíveis e têm lâminas especiais, diminuindo o risco de ferimentos. O segredo para uma boa depilação é a lâmina deslizar, e, para isso, é preciso que a pele esteja úmida. Orienta-se aplicar um gel, um creme ou mesmo usar a espuma do sabonete, para que a lâmina deslize com facilidade e a pele fique protegida. Após a depilação, é imprescindível usar um hidratante, de preferência indicado por um dermatologista, com propriedades calmantes e cicatrizantes, pois a pele fica mais sensível e irritada.

O que se pode considerar como mais moderno para a remoção de pelos é a utilização do laser e da luz intensa pulsada (LIP), aparelhos que emitem uma luz especial, que causa fototermólise seletiva, destruindo o folículo piloso e retardando o aparecimento de uma nova haste capilar.

O alvo específico é o pigmento concentrado na raiz do folículo piloso. Para atingi-lo, a luz têm de atravessar as camadas mais superficiais da pele. No trajeto, ela pode ter afinidade com outras estruturas pigmentadas, como as células da pigmentação, os melanócito que produzem melanina. Esse fato explica por que é mais difícil realizar a depilação definitiva em paciente de pele morena ou negra. Em contrapartida, quanto mais contraste houver entre a pele (branca) e o pelo (escuro), melhor será o resultado geral da depilação. Peles muito claras, com pelos grossos e escuros apresentam resultados mais satisfatórios. Se a pele estiver bronzeada, não se deve realizar a depilação a laser/LIP. Isto porque esse método pode confundir o pigmento e irradiar calor para a pele bronzeada, causando queimaduras e cicatrizes definitivas.

Pessoas com antecedentes de queloide, vitiligo ou que estejam usando isotretinoína via oral devem ter bastante cautela e, seu tratamento tem de ser sempre indicado e supervisionado por um dermatologista. Pessoas de pele escura não podem ser tratadas com qualquer tipo de aparelho, pois existe risco de queimaduras, cicatrizes e manchas. É fundamental que um médico avalie cada paciente individualmente e indique o tratamento mais adequado.

O uso dos termos “depilação definitiva” não é muito apropriado, pois pressupõe que uma vez realizado esse tipo de depilação nunca mais existirá qualquer pelo. Nenhum equipamento de laser ou luz intensa pulsada hoje disponível é capaz de realizar uma depilação definitiva de todos os pelos, mas muitos aparelhos conseguem realizar a depilação definitiva da maioria dos pelos, e com a manutenção adequada, pode-se chegar muito próximo do ideal.

A depilação a laser/LIP é um tratamento eficaz e duradouro. Existem diferentes aparelhos hoje disponíveis no mercado, alguns mais dolorosos, outros menos. A frequência e o número de sessões dependem do tipo de aparelho e das características do paciente e das áreas tratadas. Na região da virilha e nas axilas, em geral, são necessárias de 4 a 5 sessões, com intervalos mensais. A região da perna pode necessitar de 4 a 6 sessões. As regiões do buço e da face são mais resistentes, requerendo de 8 a 10 sessões. Devido às características e ao custo desse procedimento, é fundamental a indicação e supervisão de um médico habilitado.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos