Tricologia

Cabelos e envelhecimento

Julho/Agosto 2012

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Os cabelos envelhecem acompanhando o ritmo do envelhecimento da pele. Assim os cabelos podem envelhecer de duas maneiras. A primeira, chamada de cronológica, é aquela em que o envelhecimento segue o envelhecimento corporal, causado pelo tempo, que é determinado por fatores genéticos, hereditários e constitucionais.

Com este, ocorre o afinamento da haste e a diminuição da densidade de cabelos no couro cabeludo.

É de se esperar, portanto, que uma pessoa madura tenha menos cabelos que um jovem da mesma raça que esta. Isso sem falar na perda genética dos fios, chamada de calvície.

A outra forma de envelhecimento é causada por agentes externos, como poluição, cigarro, o Sol e tratamentos químicos aos quais os cabelos são submetidos.

Existem mais diferenças entre as raças do que entre os sexos. Os cabelos das pessoas brancas envelhecem mais cedo; das pessoas da raça amarela, numa velocidade intermediária; e os das pessoas negras, mais lentamente.

O primeiro sinal de envelhecimento dos fios é sua mudança de cor (na verdade, é a perda da cor). Esse mecanismo, quando é normal, é determinado por fatores genéticos e familiares. Sempre que não houver um histórico familiar, de envelhecimento prematuro dos fios ou quando ele se instalar muito precocemente (em crianças, por exemplo), deve-se pesquisar se há doenças internas, como a não absorção de cobre.

Os pelos ficam brancos nos homens, primeiro na região da barba, e em seguida, nesta sequência: na cabeça, no tórax e na região genital. É interessante notar que o início da canície (nome científico do branqueamento dos fios) na cabeça se dá na região chamada de temporal.

Nas mulheres, o processo é levemente diferente do que ocorre nos homens: começa nos cabelos e logo depois ocorre na área pubiana.

Os fatores externos que contribuem para o envelhecimento dos cabelos são: expor-se ao Sol, submeter-se a tratamentos químicos com muita frequência (por exemplo, submeter-se a alisamentos ou permanentes toda semana), o hábito de fumar e expor-se exageradamente à poluição.

O cabelo é constituído apenas de proteínas (queratina e melanina). Por isso, sua estrutura pode ser desarranjada pela exposição excessiva à radiação ultravioleta, que pode desnaturar as proteínas, deixando os fios mais frágeis. Quando os tratamentos químicos são realizados em demasia, podem deixar as hastes mais ressecadas e fragilizadas, levando à quebra e à perda da cor. Já a poluição e o tabaco causam a diminuição da luz dos vasos que nutrem os cabelos, fazendo que cheguem menos nutrientes, o que causa o envelhecimento precoce da cabeleira.

Esse processo pode ser adiado com o uso de produtos adequados para hidratar e proteger contra os raios ultravioleta, melhorar a nutrição e retardar o envelhecimento. Outra alternativa é usar com parcimônia tratamentos químicos agressivos, para ter um cabelo mais saudável.

Infelizmente, não há estudos comprovando que produtos tópicos com adição de vitaminas ou sais minerais apresentam penetração nas camadas mais profundas da pele, especialmente na derme, onde estão as matrizes dos fios. Portanto, esses ativos mostram-se inócuos quando são acrescentados a shampoos ou condicionadores.

Até onde se sabe, o único tratamento para a canície é a tintura. Temporária, semitemporária ou definitiva, a tintura tenta devolver aos cabelos a cor que eles tiveram um dia. Nem sempre o efeito é satisfatório no sentido de aparentar ter menos idade, mas hoje, com as novas tecnologias dos pigmentos, tingir os cabelos pode ser até considerado um tratamento.

O que existe atualmente em termos de novidade nesse mercado são produtos que prometem retardar o aparecimento dos fios brancos, estimulando a produção de melanina por mais tempo e evitando a apoptose (morte celular programada) dos melanócitos, mantendo assim a cor por mais tempo. Ainda não há uma massa crítica suficiente para assegurar que são produtos eficazes com o passar do tempo.

Outra alternativa é fazer aplicações de queratina nos fios, com a intenção de aumentar sua espessura.

Um procedimento ainda controverso é o uso do hormônio do crescimento (GH) injetável, que teria como efeito o rejuvenescimento geral do corpo e especificamente dos cabelos, devolvendo-lhe a cor e aumentando a espessura dos fios. É claro que, como esse é um medicamento, só deve ser utilizado com orientação médica especializada.

A maneira mais natural de manter os cabelos saudáveis e retardar seu envelhecimento é manter uma dieta equilibrada. Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, a vitamina A não melhora a condição dos cabelos e seu excesso pode até fazer os fios caírem mais rapidamente.

Uma dieta adequada, rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B é, ainda, o melhor caminho para a manutenção da saúde e da qualidade dos fios. Todos esses elementos suprem as necessidades nutricionais dos cabelos.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos