Tricologia

Cabelos e Antioxidantes

Setembro/Outubro 2011

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Antioxidantes ajudam a afastar os danos que os radicais livres podem causar às células do corpo, incluindo aqueles encontrados em seus cabelos. As células saudáveis são essenciais para o crescimento dos cabelos, e ter uma dieta rica em vitaminas antioxidantes pode ajudar a prevenir a perda dos fios, que resulta de danos ambientais e deficiências nutricionais.

Quando seu corpo processa o alimento que você come ou é exposto a agressões ambientais, como o fumo do tabaco, os radicais livres se formam. Eles, além de serem danosos às células, também podem contribuir para o desenvolvimento de câncer e de outras doenças. Antioxidantes são substâncias que podem ajudar a eliminar os radicais livres e, portanto, prevenir os danos que estes podem causar. Em termos de saúde do cabelo, os antioxidantes podem ajudar a manter seus folículos, bem como manter a integridade das membranas das células – o que contribui para o crescimento adequado dos fios.

Alguns antioxidantes que possuem estreita afinidade com os cabelos são:

- Vitamina C – tem várias funções relacionadas ao crescimento do cabelo, incluindo a manutenção do tecido conjuntivo da pele como um todo. Como um antioxidante, atua para proteger as células, tanto nos folículos como nos vasos sanguíneos do couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos fios. Adultos do sexo masculino necessitam de 90 mg dessa vitamina por dia, e as mulheres adultas, de 75 mg por dia. No entanto, para promover uma pele e pelos saudáveis, uma dose diária de 100 a 200 mg é recomendada. Você pode tomar essa vitamina como um complemento ou consumi-la em alimentos, como frutas cítricas.

- Vitamina E – os radicais livres podem comprometer a integridade das membranas celulares em seus folículos capilares, tornando-as instáveis e, potencialmente, diminuir o crescimento do cabelo. A vitamina E trabalha para prevenir esse retardo, por meio do reforço das membranas celulares e evitando que os radicais livres ataquem seus folículos. A dose terapêutica para a saúde e o crescimento do cabelo é de 50 a 400 UI por dia, embora a ingestão diária recomendada deste antioxidante seja de apenas 22,5 UI. Embora suplementos estejam disponíveis, a melhor maneira de obter vitamina E é por meio de alimentos como ovos, sementes de girassol, óleos vegetais prensados a frio, aspargos e inhame.

- Vitamina A – é outro antioxidante que mantém os radicais livres longe dos folículos do cabelo. A deficiência dessa vitamina pode levar ao ressecamento dos fios e o seu excesso pode levar à perda de cabelo. A dose diária recomendada para a saúde do cabelo é de 5000 a 25000 UI por dia. No entanto, a ingestão diária recomendada é de 3000 UI para adultos do sexo masculino e 2333 UI para mulheres adultas, e o limite máximo tolerável pelo organismo desse antioxidante é de 10000 UI por dia. Situações excepcionais podem exigir a presença de uma concentração maior dessa vitamina na dieta, mas isso deve acontecer apenas com orientação médica. Ovos, óleos de fígado de peixe, produtos lácteos e vegetais amarelos ou laranja são boas fontes de vitamina A.

O tipo mais comum de perda de cabelo é a calvície de padrão masculino ou feminino, também chamada alopecia androgenética ou AGA. Embora alguns estudos sugiram que os antioxidantes possam ajudar a tratar a queda de cabelo, a pesquisa clínica é ainda insuficiente. Os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres e proteger contra inflamações e doenças degenerativas.

Pesquisa clínica publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine sugere que uma combinação de beta-sitosterol e extrato da planta medicinal saw palmetto pode reduzir a perda de cabelo em homens com calvície de padrão masculino ou alopecia androgenética (AGA). Beta-sitosterol é um antioxidante encontrado em plantas e grãos. Saw palmetto é extraído das bagas da Serenoa repens, e contém ácidos graxos e antioxidantes. Um centro de pesquisas localizado no estado do Colorado, nos Estados Unidos, conduziu um estudo do tipo placebo-controlado, duplo-cego com 60 homens saudáveis com AGA ligeira a moderada. Eles descobriram que, com essa combinação, 60% dos participantes apresentaram melhora na queda de cabelo. Pesquisa publicada no Journal of Investigative Dermatology descobriu que o extrato de hortênsia retardou a fase catágena do ciclo do cabelo. Hortênsia é uma planta ornamental, usada para fins medicinais na medicina tradicional chinesa.

Faltam ainda estudos clínicos que comprovem todos esses efeitos, mas o caminho está aberto!



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

tenho uma queda acentuada de cabelo, e também uma coceira no couro cabeludo insuportável , sou muito vaidosa, e me preocupa demais , já tenho procurado ajuda médica, mas nenhum me passou um tratamento eficaz. Tenho cabelos claro e muito e de raiz oleosa. Tenho sonho de encontrar um profissional capacitado, e ético.

por maria jose de lima nogueira 09/04/2019 - 14:55

Novos Produtos