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Todos sabem quais são as dificuldades para se encontrar um bom fornecedor de embalagem para maquiagem, principalmente se a empresa for de pequeno ou médio porte. A procura se torna ainda mais difícil se quem procura não souber exatamente o que quer. Como essa possibilidade existe e não é rara, vamos começar pela definição do que se quer.
Embora a variedade seja grande, normalmente são mais procuradas as tradicionais embalagens para batom e pós (sombra, blush, pó compacto, pancake).
Comece, portanto, fazendo um briefing. O primeiro passo nesse briefing é definir se a empresa usará um molde próprio (exclusivo) ou um molde-padrão de mercado (standard).
Optar pelo molde próprio é algo impensável, em função do custo e do prazo de entrega – razões pelas quais não são encontradas muitas inovações no mercado. São sempre as mesmas embalagens, o que muda geralmente é a cor e a decoração, com exceção das importadas.
Ao processo de fabricação dessas embalagens se dá o nome de injeção, pois a máquina injeta o material plástico, (normalmente o poliestireno - PS) numa temperatura adequada, no interior do molde. Esse processo é diferente do adotado para a fabricação de um frasco ou pote: nesse caso, o procedimento é denominado sopro. Nesse processo, o material plástico, aquecido no formato de mangueira, é soprado contra as paredes do molde, ficando com seu formato. Os moldes para o processo de sopro são relativamente baratos, se comparados ao processo de injeção. Por essa razão, existe uma infinidade de frascos (moldes próprios) diferentes para shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos, entre outros produtos.
Como o molde próprio para injeção tem preço proibitivo e uma embalagem para batom ou pó é constituída por várias peças (lembre-se que cada uma delas necessita de molde), o melhor é escolher embalagens já existentes e disponíveis no mercado.
Após isso ser definido, o próximo passo é saber a quantidade, o preço e se o custo irá compensar. Por onde começar? A resposta é simples para quem é do setor cosmético. Pesquisas na internet podem ajudar quem não conhece esse mercado.
Contudo, o caminho mais curto e mais seguro é contratar um consultor especializado, que vá buscar o que o cliente procura em um curto espaço de tempo.
Seja qual for a escolha, para chegar ao fornecedor e à peça procurada é preciso definir o perfil do fornecedor, ou seja, se ele é: internacional; nacional de pequeno, médio ou grande porte; importador e,ou, representante de fabricante internacional ou distribuidor de empresas nacionais. Essas são as possibilidades.
Se a ideia for partir para um fornecedor com fábrica em outro país, existem dois caminhos: viajar e procurar (o que demanda muito dinheiro e não é comum) ou buscar no Brasil um representante desse fornecedor. Se for considerada essa última possibilidade, a primeira preocupação é saber se o representante mantém estoque local das embalagens e qual é o tamanho desse estoque. Outra preocupação está relacionada à qualidade, ou seja, no caso de ocorrer reprovação do lote, como o representante do fornecedor tratará e resolverá o assunto.
No caso da opção por um fornecedor nacional e partindo-se do princípio de que sua empresa já é estabelecida e conhecida, este irá visitá-lo e levar-lhe as amostras solicitadas. Mas, se a empresa estiver começando e não for conhecida no mercado, o melhor será contatar o fornecedor e ir até a fábrica. Essa visita será importante, pois, além poder escolher as amostras de embalagem diretamente na fonte, você terá a oportunidade de conhecer as pessoas, a fábrica, verificar a limpeza, a organização, e se existe controle de qualidade atuante e a quem esse setor responde.
O trabalho de procura e definição do fornecedor e da embalagem pode demorar semanas, meses até. No entanto, é aconselhável investir o tempo que for preciso nessa fase, desde que a escolha seja bem feita, segura e, acima de tudo, satisfaça plenamente a todos os envolvidos no processo.
Esse “final feliz” foi mostrado aqui apenas para ilustrar os caminhos da procura por uma embalagem para maquiagem. A realidade, contudo, é bem mais dura e difícil. Isso porque esse mercado - que cresce dois dígitos ao ano no país que já é o terceiro do mundo em consumo de cosméticos – é muito carente de opções em embalagens para maquiagem e de seus respectivos fornecedores.
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por Satio Okamoto 05/07/2016 - 09:36