Tricologia

Couro cabeludo

Novembro/Dezembro 2010

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

O couro cabeludo é a parte da pele do corpo onde se concentra a maior quantidade de pelos, em termos de densidade, chamados de cabelos. Ele tem características especiais e deve, portanto, ser tratado como tal. Apresenta uma pele de cor rosada (dependendo da raça da pessoa) e sem alterações.

A pele do couro cabeludo tem espessura intermediária, entre a pele da pálpebra, que é a mais fina, e a da região da nuca, que é a mais espessa. É o local de assentamento de, aproximadamente 150.000 folículos pilosos, cada um com uma haste pilosa e uma glândula sebácea. É, portanto, um local de intensa atividade metabólica na produção do sebo e na atividade do ciclo capilar, contemplando as fases anágena, catágena e telógena dos fios. É uma área homogênea e, quando saudável, não apresenta alterações.

O que pode aparecer de errado no couro cabeludo?
Qualquer alteração de volume no couro cabeludo deve ser avaliada pelo médico, pois pode ser uma simples verruga, um cisto sebáceo ou até mesmo um tumor. Se houver alteração da cor e não de volume, deve-se prestar atenção se essa cor é avermelhada ou arroxeada, pois isso pode indicar alteração vascular. Caso haja sangramento, essa alteração deve ser examinada com urgência, devido ao risco de perda exagerada de sangue! A presença de um hemangioma (alteração vascular) pode ser, hoje, rapidamente tratada com laser.

Com relação às descamações, elas podem ser uma simples pitiríase furfurácea (descamação natural da pele do couro cabeludo) ou um quadro de dermatite seborreica (caspa). Pode ainda, em casos mais graves de descamação, ser um quadro de psoríase, doença que pode aparecer apenas no couro cabeludo ou no corpo todo.

Infecções bacterianas podem aparecer também, mas são mais raras e seguidas de calor no local, de vermelhidão e de dor.

Áreas sem cabelo podem ser consequencia de alopecia areata (pelada) ou de outras doenças chamadas de alopecias cicatriciais (como a pseudopelada de Brocq e o lúpus).

Em crianças, podem ocorrer quadros de infecção por fungos (micoses), o que não ocorre em adultos. Se um adulto apresenta micose no couro cabeludo é porque, provavelmente, ele tem algum problema de deficiência de imunidade.

Quando um profissional não médico, como um farmacêutico, tricologista, cabeleireiro ou visagista, observar alguma alteração no couro cabeludo do paciente, o ideal é perguntar a ele se tem conhecimento da lesão. Discretamente, em local reservado e não em público, o profissional deve lembrar ao paciente que aquela alteração pode ser algo mais importante do que ele está pensando, e sugerir-lhe passar por consulta médica.

As doenças do couro cabeludo podem ser classificadas em três grupos: as genéticas ou metabólicas, as sistêmicas e as infecciosas ou adquiridas.

As genéticas ou metabólicas podem englobar os tumores e as alterações da perda de cabelo, como as peladas ou as alopecias cicatriciais.

As sistêmicas são aquelas que são a representação de uma doença interna, como uma doença autoimune ou lupus eritematoso.

As infecciosas são as causadas por fungos (só em crianças), bactérias ou vírus.

Apenas as infecciosas são transmissíveis, pois qualquer contato pode passar um fungo, uma bactéria ou um vírus, por meio da manipulação, com as mãos, de instrumentos de trabalho não esterilizados adequadamente. 

Existem normas especiais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a esterilização de equipamentos e instrumentos de salões de cabeleireiro. O ideal é que se tenha uma autoclave (e não apenas uma estufa) para a realização desse processo.

O mais importante, como tudo o que se relaciona com a nossa saúde, é lembrarmos que sempre é melhor prevenir do que tratar as doenças, e que não devemos nunca negligenciar qualquer cuidado com ela.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

E uma artigo de alta relevância. Doenças do couro cabeludo nem todo mundo tem conhecimento.

por Mara Ramos Da Silva 22/11/2022 - 14:14

Novos Produtos