Temas Dermatológicos

Principios Ativos dos Cosméticos

Novembro/Dezembro 2003

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O envelhecimento cutâneo acontece em decorrência de fatores genéticos, aumento da oxidação celular, aumento de radicais, diminuição da reparação celular e por alterações hormonais. Além destes fatores considerados naturais no envelhecimento, o sol e o fumo se somam acelerando e intensificando o envelhecimento.

O tratamento tópico do envelhecimento cutâneo é feito com vários tipos de substâncias, sendo que os mais comuns são: fotoprotetores, antioxidantes, vitaminas, ácidos fitoterápicos e retinóides.

Os retinóides são substâncias derivadas da vitamina A, com ação em receptores específicos. Ha receptores para proteínas e receptores para estruturas nucleares.

Os retinoides mais comuns são o retinol, a isotretinoina, o adapaleno, o tazaroteno e o targretina.

O ácido retinóico é um derivado da vitamina A. Atua regulando o crescimento das células da pele, melhora a pigmentação, aumenta os vasos e o colágeno e previne a ação deletéria do sol.

O ácido retinóico é utilizado para tratar a pele, prevenindo o envelhecimento, as rugas e as manchas.

A vitamina C é um antioxidante que protege da ação oxidante, estimula a formação de colágeno e atua como clareador. A vitamina C é apresentada na forma de várias matérias-primas: glicose de vitamina C, talasferas de vitamina C, fosfato de ascorbil magnésio (VC-PMG), tetraisopalmitato de ascorbila (VC-IP), éster C e ascorbosilane. Estes componentes são utilizados em fórmulas magistrais e podem ser incorporados a cremes antiaging, filtros solares e hidratantes.

O DMAE ou deanol (dimetil-aminoetanol) é uma substância que existe no corpo humano (fígado, cérebro, coração) e que também é encontrado em peixes como a sardinha e a anchova. É um ativo antienvelhecimento que melhora o tônus muscular e a flacidez. Estimula a produção de colina, otimizando a produção de acetilcolina. Age também como estabilizador da membrana plasmarica. É usado em creme, gel ou loção, em concentrações de 3% a 10%.

A N6- furfuriladenina ou Kinettin é um estimulante celular que tem ação antienvelhecimento, melhorando as rugas e o tônus da pele. Tem ação semelhante a tretinoina, porém com menor irritação.

O ácido alfa-lipóico protege a membrana celular, citoplasma e núcleo da célula. Tem ação regeneradora sobre a vitamina C, vitamina E e glutationa, sendo também um antioxidante e antiinflamatório. Seu uso é indicado para edema e bolsas oculares. Sua concentração usual e de 0,05% a 1%.

As isoflavonas são fitoestrógenos indicados para uso tópico em mulheres na menopausa. Combatem o processo natural de envelhecimento, compensando os danos ocasionados pela diminuição dos hormônios femininos. Melhoram o tônus e a hidratação da pele. Nas formulações, utiliza-se a íris iso (derivado da soja) ou o extrato glicólico de soja em concentrações variáveis. Podem também ser incorporadas a outros ativos hidratantes e antienvelhecimento.

O raffermine é um agente firmador potente, extraído da soja. Atua fortalecendo a estrutura molecular da derme. Seus efeitos são: aumentar a firmeza, elasticidade e tonicidade da pele através do estímulo ao crescimento dos fibroblastos, organização das fibras colágenas e proteção das fibras elásticas da elastose. É indicado para peles flácidas, enrugadas e envelhecidas. Costuma ser incorporado a produtos antienvelhecimento, complexos reparadores e loções firmadoras.

O tensive e outro agente tensor, extraído da semente do trigo. Possui propriedades hidratantes e é utilizado em compostos com "efeito cinderela", ou seja, quando utilizado em concentrações mais elevadas, promovem tensão na pele, esticando rugas por um período de aproximadamente 6 horas.

O cobre também tem sido incorporado aos cosméticos pelo seu efeito estimulador da atividade dos fibroblastos e da produção de colágeno. Confere maior firmeza à pele, melhorando as rugas e a elasticidade.

Dra Denise Steiner é dermatologista
E-mail:clinicastlockli@uol.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Muito importante a informação de voces

por Maria jose Cassemiro da Silva 29/03/2020 - 12:41

Novos Produtos