Temas Dermatológicos

Aparência do Homem Moderno

Setembro/Outubro 2003

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Diferente do que se possa pensar, tanto a pele do homem quanto a da mulher são semelhantes - tem as mesmas camadas - em quase toda a extensão do corpo.

Contudo, a maior diferença ocorre, principalmente, na face, onde a pele dos homens apresenta-se com mais fibras de colágeno e elastina do que a das mulheres. É por isso que, aparentemente, os homens envelhecem menos que as mulheres da mesma idade e raça.

A pele da maioria dos homens apresenta-se mais oleosa e um pouco mais espessa do que a das mulheres. Isso ocasiona o primeiro inconveniente na pele masculina que é o surgimento da acne, podendo acometer tanto adolescentes quanto homens maduros. Na acne grave, deve-se agir rapidamente, pois quanto mais inflamada e extensa maior a chance de cicatrizes. A isotretinoina é um tratamento sistêmico, eficiente, seguro e que, em geral, resolve definitivamente.

Outro aspecto interessante observado nos dias de hoje é que os homens, a exemplo das mulheres, também se preocupam muito com a aparência. Há uma grande maioria que quer aparentar menos idade, ou para manter seus postos profissionais, ou para demonstrar que estão de bem com a vida, enfim, a preocupação com a aparência não envolve apenas o sexo frágil e, a cada dia, cresce o número de representantes do sexo masculino que sai em busca de produtos e serviços, visando manter ou recuperar a aparência jovem e saudável.

Essa mudança de comportamento do homem é recente - cerca de 5 anos - e se deve ao fato de que em nossa cultura a aparência é muito valorizada, tanto no mercado de trabalho quanto do ponto de vista pessoal, pois esta reforça a auto-estima e está relacionada ao sucesso, palavra tão em evidência no mundo moderno.

Além disso, a própria juventude é muito valorizada e não são raros os exemplos de pessoas muito jovens ocupando altos cargos nas empresas. Daí a mudança comportamental dos homens que assumem cada vez mais a sua vaidade e passam a cuidar da aparência sem que, em nenhum momento, isso afete a sua masculinidade.

Ou seja, a idéia de vaidade não se choca mais com a identidade masculina, havendo, inclusive, uma democracia maior em relação ao sexo forte que pode ser exemplificada com fatos como: usar cabelo comprido, brinco, piercing, etc.

Com todas essas mudanças o homem também passou a ser alvo das empresas de cosméticos que a cada dia lançam novos produtos para cuidar da pele, cabelo e até para prevenir o envelhecimento.

Estes produtos respeitam a condição diferenciada da pele masculina (oleosidade, espessura, barba, entre outros), além de possuírem textura e perfumes adequados ao perfil do mesmo.

O que acabou acontecendo foi um grande número de homens preocupados com a aparência e com os cuidados com a pele, tornando-se exceção aqueles que não dão importância ao assunto.

O problema mais comum observado na pele masculina, além da acne que já mencionamos anteriormente, é a foliculite - inflamação que ocorre na região da barba - quando se deve procurar ajuda de um dermatologista. Uma das alternativas para contornar esse problema é a eliminação parcial e total dos pêlos com laser. 0 pêlo é eliminado em cerca de 3- 4 aplicações. A pele fica ligeiramente avermelhada após o procedimento, e desaparece em poucas horas. Esta técnica elimina de vez os problemas masculinos relacionados a inflamação pós barba.

Para prevenir rugas e preservar a aparência jovem por mais tempo, os homens, a mesma forma que as mulheres, devem usar diariamente filtro solar e cuidar da pele com produtos a base de vitaminas, ácidos e até antioxidantes. A longo prazo e com disciplina, os resultados serão visíveis. Para um tratamento mais específico esses pacientes devem procurar um especialista.

E, para aqueles mais vaidosos que querem efeitos mais rápidos, há procedimentos relativamente simples, mas que devem ser realizados por médicos, que suavizam as rugas, sejam estas de expressão, áreas ao redor dos olhos e entre as sombrancelhas. Trata-se da aplicação da toxina botulínica, que vem conseguindo resultados bastante favoráveis e que pode ser feita em ambulatório, não necessitando de internação do paciente.

Portanto, a boa nova hoje para os homens, de maneira geral, é que eles agora também podem adotar procedimentos para melhorar a aparência e prevenir o envelhecimento sem precisar recorrer a uma intervenção cirúrgica.

Dra Denise Steiner é dermatologista
e.mail: clinicastockli@uol.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos