Temas Dermatológicos

Vitaminas Antioxidantes e a Pele

Julho/Agosto 2002

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A associação entre as vitaminas e a saúde tem sido estabelecida há longo tempo, porém, apenas recentemente se evidenciou sua eficácia no tratamento tópico dos cabelos, das unhas e da pele. Recentes estudos demonstram a capacidade das vitaminas e seus derivados em melhorar a performance de produtos de higiene e cosméticos. Além disso, testes clínicos e laboratoriais demonstram fortes evidências de que as vitaminas assumem importantes funções na proteção, correção e renovação dos cabelos, pele e unhas. Em estudos comparativos entre produtos com e sem vitaminas, demonstrou-se a superioridade dos produtos contendo vitaminas.

As vitaminas podem ser úteis no tratamento tópico, visando combater várias desordens da pele, especialmente na prevenção, retardo e, inclusive, controle das modificações degenerativas do processo de envelhecimento, assim como, da desidratação e descamação e da formação de rugas.

Além do processo natural de envelhecimento, o ser humano está exposto aos efeitos da radiação ultravioleta, que potencializam este processo. As vitaminas atuam como antioxidantes, combatendo os radicais livres formados pelos processos metabólicos e pela exposição ultravioleta. Quando não extinguidos, os radicais livres contribuem para o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogenese, através de mutações no DNA.

Há muito que as vitaminas deixaram de ser apenas nutrientes reguladores, aqueles que figuravam nas tabelas de alimentação como os responsáveis por manter em perfeito funcionamento o intrincado mecanismo químico que rege o organismo. Na década de 60, com o médico americano Linus Pauling, surgiu a teoria que deu origem a Medicina Ortomolecular, aquela que considera as vitaminas - e seus "primos" menores, os minerais (oligoelementos)- como agentes capazes de prolongar e melhorar a vida.

Nos últimos tempos, porém, essas substâncias começaram a ganhar fama em outro cenário: nos cosméticos. Não é de hoje que a ciência sabe do potencial das vitaminas e minerais na manutenção da pele saudável. E algumas dessas substâncias já são figuras assíduas nos cosméticos (especialmente as vitaminas A e E). Mas, o vertiginoso avanço tecnológico da indústria cosmética vem provocando uma verdadeira revolução, e tais substâncias podem agora chegar estáveis à pele, em altas concentrações e com maior poder de ação.

A principal ação das vitaminas e minerais adicionados aos cosméticos e à ação antioxidante, ou a capacidade de combater os radicais livres, moléculas desequilibradas e potencialmente danosas para todas as células do organismo.

• Vitamina A (retinol) atua na queratinização, estimula a microcirculação cutânea e é antioxidante. Ultimamente, conseguiu-se formas mais estáveis e ativas desta substância, de maneira a aumentar seu potencial de ação. Pesquisas recentes mostram que o retinol, sob determinadas condições, age na pele de maneira similar ao ácido retinóico ou tretinoína. Ou seja: a vitamina A (retinol) transformada quimicamente em ácido retinóico iria acelerar a renovação das células.

•Vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável e perde suas propriedades na presença de ar, água, luz ou calor, o que dificulta sua utilização em formulações cosméticas. A grande revolução foi a possibilidade de estabilizar a vitamina C, para que possa ser usada em concentrações altas (5-10%). A vitamina C é um poderoso antioxidante, do mesmo modo que aumenta a resistência do organismo às infecções, protege a pele contra a ação dos radicais livres. Experimentos mostram que a quantidade de ácido ascórbico na epiderme cai depois da exposição solar diminuindo os radicais livres produzidos pela agressão dos raios ultravioleta.

A vitamina C tem outra grande função antiageing: atua na formação do colágeno, fibra que compõe 80% da derme e garante a firmeza da pele. Além disso, o ácido ascórbico inibe a ação da tirosinase, uma enzima que catalisa a produção de melanina; por isso, tem ação clareadora, ajudando a eliminar manchas. Também possui um papel fundamental na reciclagem de vitamina E, outro importante agente antioxidante.

•Vitamina E é um potente antioxidante, protegendo principalmente as membranas celulares da ação dos radicais livres. Tem ainda ação hidratante.

•Vitamina K atua no equilíbrio e manutenção da coagulação sanguínea, evitando pequenos sangramentos, que provocam manchas, tipo equimose.

As vitaminas constituem atualmente um recurso na terapêutica tópica da pele com comprovados efeitos benéficos, principalmente relacionados a prevenção e tratamento do fotoenvelhecimento, câncer de pele e numerosas desordens cutâneas.

Estes benefícios são oferecidos devido a ação antioxidante, regenerante e estimuladora das vitaminas, que se antepõe aos danos celulares dos radicais livres. Desta forma, as vitaminas se tornam coadjuvantes na luta contra os efeitos deletérios do tempo e do sol na pele.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos