Temas Dermatológicos

Problemas e Cuidados com a Pele da Gestante

Março/Abril 2002

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A gravidez é um período mágico em que, normalmente, a mulher sente-se bastante feliz, embora fragilizada, e com um certo "medo" daquilo que esta por vir.

Nesse período é preciso que ela tenha vida bastante equilibrada, incluindo atividades voltadas ao lazer, à parte física, ao trabalho ao descanso etc ...

Com relação à pele, um dos problemas enfrentados pelas grávidas está ligado as coceiras e alergias, que causam bastante incômodo. Existem até algumas doenças específicas desse período como a herpes gestaciones, que são vesículas e bolhas muito pruriginosas.

Há outro aspecto que está relacionado à parte estética. As grávidas apresentam maior suscetibilidade às manchas, pois a pele fica mais sensível à radiação ultravioleta. Além disso, existe, também, predisposição ao aparecimento de estrias principalmente no abdome e seios. E, no final da gravidez, é mais comum surgirem problemas de vasos, na superfície da pele, principalmente se a mulher já tiver uma tendência familiar.

Vale destacar que, de uma maneira geral, mesmo que a mulher não desenvolva uma doença específica de pele durante a gravidez, ela fica muito mais sensível, com muito mais coceira e mais intolerante ao calor, bem como a determinados tipos de roupas.

CUIDADOS

Antes de comentarmos sobre os tipos de tratamentos indicados para a grávida vale lembrar que, nesse período, a mulher não pode usar qualquer tipo de produto e alguns devem ser evitados, como aqueles que contém ácido retinóico, muito usados para combater o envelhecimento.

Esse cuidado se dá porque há possibilidade, ainda que remota, de que o ácido retinóico, possa causar problemas ao feto. Além disso, deve-se evitar produtos como hidroquinona ou antibióticos, enfim medicamentos, mesmo que sejam de uso tópico.

Um aspecto que deve ser observado é que durante a gravidez a mulher deve redobrar os cuidados em relação ao sol. É impossível que a grávida use, diariamente, filtro solar com fator de proteção alto para se proteger tanto dos raios UVA, quanto os UVB, evitando o aparecimento de manchas.

Outro cuidado importante refere-se à hidratação. A grávida deve usar um bom hidratante que, na medida do possível, vai distendendo a pele e fazendo com que esta fique com boa base de elasticidade.

O hidratante, de boa qualidade, deve ser usado principalmente nas áreas onde haverá maior modificação da pele, como a barriga, região dos quadris e a área dos seios.

Aconselhável é que o creme hidratante seja a base de uréia, alantoína, vitaminas e ácido hialurônico. Esse creme deve ser usado, pelo menos, duas vezes ao dia, principalmente na região do abdome e dos seios. Os seios, do mesmo modo que a barriga, tendem ao crescimento durante a gestação. Então, principalmente na primeira fase da gravidez, é importante massageá-los constantemente para que a elasticidade se mantenha. Além disso, a gestante deve evitar roupas apertadas, tecidos sintéticos e tudo o que possa trazer problemas à pele.

Outro detalhe que merece relaciona-se aos mamilos. Ao contrário do resto do seio, essa região não deve ser hidratada, pois não pode ficar muito fina e sensível.

Desde o início da gravidez, já prevendo a amamentação, aconselha-se que a grávida passe uma escova de dente ou uma buchinha, nos mamilos, sempre na hora do banho, para que a pele vá engrossando. Isso porque quando a criança sugar o leite, essa região vai ficar úmida e precisa estar mais resistente e grossa para não causar problemas.

MANCHAS

Devido às alterações que ocorrem durante a gravidez é comum que a mulher apresente manchas escuras na pele. Nesse período a grávida fica mais predisposta ao "melasma", chamado de cloasma gravídico, daí a necessidade do uso diário de filtro solar. As grávidas não devem ficar muito tempo no sol, visando inibir o aparecimento dessas manchas porque, de uma maneira geral, a pele do corpo tende a manchar com mais facilidade.

Cabe esclarecer que há uma linha escura, perfeitamente normal, que surge no centro da barriga da gestante chamada alba, que tende a desaparecer após o nascimento do bebê.

É sempre bom enfatizar que não há proibição com relação ao sol, desde que ele seja tomado em pequenas quantidades e, sempre, com o uso de filtro solar. Os banhos de sol devem ocorrer nas primeiras horas da manhã, no máximo, até as 11 horas, porque a partir desse horário aumentam os risco de câncer de pele, além de problemas de avermelhamento e queimaduras com maior intensidade.

Dra Denise Steiner é dermatologista
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos