Temas Dermatológicos

Micose: Tudo que Você Precisa Saber

Janeiro/Fevereiro 2002

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A micose ocorre mais durante o verão porque, em geral, nessa época do ano, há maior umidade e calor na pele, propícios para o desenvolvimento da doença. Além disso, há maior concentração de pessoas nos lugares - piscinas e ambientes comunitários - facilitando o contágio e proliferação da doença.

Micose nas Unhas

A micose de unha, denominada onicomicose, é caracterizada pelo seu engrossamento e amarelamento. Há acúmulo de material escamoso que se desprende na parte de baixo. Além disso, podem ocorrer outras alterações tais como, as linhas transversais, longitudinais, afundamentos, variações na coloração e deslocamento.

Para evitá-la, aconselha-se que se adotem cuidados redobrados com relação à higiene, como por exemplo, secar bem os pés (com a toalha pessoal) após tomar banhos em locais comunitários e usar sandálias individuais nas áreas de piscinas.

Outro aspecto importante, a ser observado, quanto ao material utilizado pelas manicures, este deve ser esterilizado e bem conservado. Além disso, deve-se tomar cuidado para não fazer cortes e machucados na região das unhas, principalmente, nos salões de beleza, pois qualquer machucado ou trauma pode propiciar o aparecimento da micose que é facilitada pela entrada de microrganismos.

Com relação a cutícula a dica é não retirá-la em demasia, pois ela age como uma proteção para a unha, e a sua ausência pode facilitar o aparecimento da micose.

Outro detalhe importante: pessoas com micose nas unhas podem sim usar esmalte. 0 esmalte acaba sendo um tipo de proteção, não agravando a doença. Existem inclusive medicamentos, a base de esmalte, que podem ser usados nos casos de micose em estágio não muito grave.

O tratamento para essa afecção é sempre medicamentoso. 0 médico deve colher o material debaixo da unha e fazer um exame micológico direto para identificar o tipo de fungo. A partir daí será prescrito o antifungíco específico para o problema. Quando a unha está muito comprometida - mais da metade - o remédio deverá ser sistêmico, via oral.

Os Pés São Vítima das Micoses

Os pés são bastante comprometidos pelos fungos, tornando-se um ambiente propício para o desenvolvimento das micoses, pois em geral, permanecem fechados, abafados, úmidos etc ...

Contudo, a micose que compromete os pés pode ocasionar apenas descamação, ressecamento, sem inflamação em toda a planta. 0 tipo de micose mais comum na região dos pés é a denominada "pé de atleta," caracterizada como muito seca, justamente por ser causada por um fungo bem adaptado a pele humana.

Outra micose, considerada a grande vilã dos pés, é a frieira que ocasiona umidade, maceração e avermelhamento entre os dedos. A frieira, geralmente, é causada por uma mistura de bactérias e fungos, bastante freqüentes quando a pessoa não seca os pés e anda sempre de tênis, ou sapatos, com meias de tecido sintético e de cores escuras.

Uma dica para evitar problemas é não usar sapatos fechados e nem meias, principalmente, no verão. É aconselhável deixar os pés bastante arejados durante a estação mais quente do ano, fazendo uso de sandálias, para que a pele transpire. E, se for inevitável o uso de meias, evitar as de cores escuras e tecidos sintéticos, que acumulam mais calor. É sempre bom enfatizar que, ao lavar os pés, os cuidados devem ser redobrados na hora de secá-los, principalmente, na região entre os dedos.

Quando a pessoa tem micose nos pés ela deve esterilizar os sapatos, porque os esporos permanecem latentes e podem contaminar novamente os pés.

Aconselha-se também o uso de pós e talcos medicamentosos para evitar o problema. E vale, também, para esses casos de micose a orientação de que só o médico poderá avaliar corretamente e indicar o melhor medicamento para resolver o problema.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail:clinica-stockli@sti.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos