Temas Dermatológicos

Droga Inibe Crescimento de Pêlos

Maio/Junho 2001

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

O excesso de pêlos, em locais onde somente nos homens se apresentam grossos - como na barba e no bigode, é um problema que costuma tirar o sono das mulheres.

Trata-se do hirsutismo, que pode estar associado a doenças hormonais (provocadas pelo hormônio masculino) ou ser uma tendência genética.

De qualquer forma, o hirsutismo perturba muito as mulheres, principalmente do ponto de vista psicossocial, pois as portadoras desse problema passam a evitar certas atividades sociais, ficando, assim, com a auto-estima diminuida.

Mulheres que apresentam esse problema devem passar por uma avaliação clínica e laboratorial para que sejam excluídas causas mais complexas, como tumores de ovários ou glândula suprarenal, ovário policístico, hiperplasia adrenal congênita, entre outras. Quando o diagnóstico está relacionado a um desses problemas, as pacientes devem ser tratadas com medicações específicas.

Um dos métodos utilizados para eliminação dos inconvenientes pêlos é a depilação à laser, bastante eficiente na destruição dos pêlos grossos e escuros. No entanto, esse método tem algumas limitações, pois age pouco nos pêlos mais finos e não atinge os pêlos brancos. Além disso, para a eliminação total são necessárias algumas sessões, e o custo desse tratamento pode ser um fator limitante.

Contudo, as mulheres com hirsutismo já podem vislumbrar uma esperança, pois acaba de ser desenvolvido nos Estados Unidos um creme que pode ser a solução para o problema. Contém eflornitina, um inibidor enzimático que retrai o crescimento dos pêlos.

Eflornitina 15%, num creme, foi utilizada duas vezes ao dia em região com pêlos, por período de seis meses, em pelo menos dois estudos. Em cerca de 90% das pacientes houve inibição do crescimento total, sem apresentar efeitos colaterais.

O produto, portanto, demonstrou bons resultados ao ser utilizado duas vezes ao dia e espalhando- se bem no local. Vale destacar que, considerando-se os dois estudos, foram tratadas cerca de mil mulheres com hirsutismo.

O interessante é que esse creme se mostrou bastante eficaz na inibição do crescimento de todos os pêlos, tantos os brancos quanto os loiros e até aqueles de espessura mediana. Outro dado positivo é que não foram registrados efeitos colaterais significativos que possam impedir o seu
uso.

Entretanto, outro dado observado é que se o tratamento for descontinuado os pêlos voltam a crescer no prazo de 30 dias, com as mesmas características anteriores, ou seja, o tratamento não é uma resposta definitiva para o problema, mas, considerando-se a simplicidade e o baixo custo do produto, trata- se de um adjuvante eficiente e seguro.

Outro dado importante é que a eflornitina pode ser usada concomitante com outros medicamentos utilizados para combater o hirsutismo, bem como com o próprio laser.

Os estudos, até o momento, se restringem a utilização no rosto, local mais inconveniente para as mulheres. Acreditamos que haja necessidade de se ampliarem esses estudos, para que se possam fazer avaliações mais completas quanto à eficácia e segurança dessa nova droga.

De qualquer maneira, a eflornitina já se configura como um ativo interessante para o tratamento do hirsutismo. É importante também enfatizar que sua ação não é hormonal, mas sim, direta, impedindo a transcrição molecular através da inibição da enzima ornitina descarboxilase, responsável pela mensagem para o espessamento do pêlo. Por isso, com a suspensão do uso do creme, a enzima volta a interferir nessa reação e o pêlo volta a engrossar e crescer.

Concluindo, a eflomitina vem acrescentar, ao arsenal terapêutico, uma forma mais seletiva e precisa, com mínimos efeitos colaterais, no tratamento do hirsutismo.

Dra. Denise Steiner é dermatologista.
E-mail: clinica-stockli@sti.com.br



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

quando chegar ao Brasil. O preço vai triplicar.

por Raíza Mendes 22/06/2017 - 21:44

Como conseguir eflornitina 15 por cento?

por Rachel de Oliveira Coelho 01/06/2019 - 19:29

Como consigo esse produto enormíssima?

por Juliane 21/07/2019 - 08:54

Como faço p adiquir o produtos

por Celi Sebastiana dos santos 01/12/2020 - 19:27

Teria o creme manipulado

por Rachel de Oliveira Coelho 23/04/2021 - 17:03

Onde comprar a eflortinins a 15% pq a 11% caso do vaniqa não funciona

por Licelia 05/01/2020 - 15:00

Novos Produtos