Tricologia

Alimentos e cabelos

Setembro/Outubro 2010

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Estamos vivendo uma poca de produtos internos para a aparncia que parece uma verdadeira invaso. Temos suplementos em forma de cpsulas, em lquidos, guas e ps, todos com a informao de que so auxiliares na busca ou na manuteno da beleza.

Com os cabelos no diferente. O mercado foi invadido por produtos que prometem aumentar a massa capilar, acelerar o seu crescimento e retardar ou evitar a queda dos fios. Deve-se ter em mente que nem tudo o que se ingere absorvido, e que, mesmo quando so absorvidos algumas substncias e princpios ativos seguem caminhos que no so os esperados. Vou elencar o que necessrio, em termos alimentares, para se ter um cabelo saudvel.

Os cabelos so estruturas proteicas, isto , feitos de aminocidos, vitaminas, sais minerais e cofatores. Toda vez que algum desses nutrientes estiver faltando no corpo de uma pessoa, ela poder ter algum problema com os cabelos. Eles podem cair, no nascer ou ficar frgeis e quebradios. s vezes, eles podem mudar de aspecto, de textura e at de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados).

Ao contrrio do que pensa o senso comum, a vitamina A no entra na composio dos cabelos. As vitaminas essenciais para os cabelos so aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas so sempre bem-vindos, como o leite de qualquer origem e seus derivados, e a maioria dos vegetais.

No que se refere aos nutrientes minerais, temos o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, no feijo e em alguns vegetais verde-escuros, como o brcolis e a couve; o zinco, encontrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos; e o cobre, encontrado tambm nos frutos do mar e no chocolate amargo.

importante lembrar que esses nutrientes tm de estar circulando em grande quantidade no nosso corpo (em um percentual maior que 50 para cada forma de avaliao), para que sejam usados nos cabelos, e que grandes deficincias, como desnutrio grave, podem levar a problemas srios na haste capilar, como a perda de cor nos fios (kwashiokor).

O importante lembrar que o cabelo no tem uma funo fisiolgica vital para o corpo humano. Isso significa que podemos viver da mesma maneira, com ou sem cabelos! Obviamente, no estamos falando da altssima importncia emocional que essa parte do corpo tem. Um trabalho feito na Universidade de Berkeley, na Califrnia, EUA, mostrou: mulheres que perdem cabelos tm uma sensao de dor maior do que a dor que sentem quando perdem seus companheiros!

O fato de no representar parte essencial na vida do corpo humano faz que, na distribuio dos nutrientes, os cabelos fiquem sempre em ltimo lugar. S so mandados para os cabelos os nutrientes que sobram da diviso para outras partes do corpo. Assim, quando ocorre carncia vitamnico- proteica, a mera reposio, sem que ocorra tambm uma avaliao do que realmente est faltando, pode no trazer o resultado esperado, uma vez que outra parte do organismo pode absorver o nutriente antes que ele chegue ao cabelo.

O ideal manter uma dieta equilibrada e saudvel, e, a cada sinal ou sintoma de que esteja ocorrendo alguma alterao metablica de origem nutricional, deve-se fazer uma pesquisa bioqumica para avaliar os nutrientes e os micronutrientes circulantes.



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