Direito do Consumidor

Consumidor Verde

Setembro/Outubro 2010

Cristiane M Santos

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Cristiane M Santos

Pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young, no ano passado, denominada Riscos Estratgicos aos Negcios 2009: Os Dez Maiores Riscos para as Empresas, revelou que o crescimento dos consumidores verdes motivo de grande preocupao das empresas no mundo inteiro.

Na pesquisa, o desrespeito ao meio ambiente apareceu em quarto lugar entre os maiores riscos para as empresas s perdendo para a crise de crdito, a maior rigidez das leis e o agravamento da recesso.

Segundo a pesquisa, esse resultado no aconteceu por acaso, j que a crise econmica mundial colocou em xeque o estilo de vida consumista dos pases de primeiro mundo.

Alm disso, o estudo Perspectivas Globais da Biodiversidade, divulgado pela Organizaes das Naes Unidas (ONU), em maio passado, informou que a imensa perda de vida sustentvel no meio ambiente deve intensificar-se at o ponto de ficar irreversvel, caso os objetivos globais institudos para reduzir significativamente ou reverter essas perdas no forem alcanados este ano.

Certamente, estes dois fatores juntos o risco ambiental e a crise econmica contribuem ainda mais para que as questes socioambientais sejam consideradas pelos consumidores atuais.

Mas, afinal, quem o consumidor verde?

Segundo o Guia del Consumidor Verde (John Elkington e Julia Hayles, Antoni Bosch Editor, Barcelona, 1990), esse consumidor aquele que busca comprar ou utilizar um produto que cause o menor ou nenhum prejuzo ao meio ambiente. Ele evita, para desestimular a produo, produtos que possam, por exemplo: agredir a natureza; representar risco sade; consumir muita energia; apresentar excesso de embalagens ou ser descartvel; e conter ingredientes que provenham de habitats ou espcies ameaadas.

Ele tambm faz separao de lixo, no desperdia gua nem papel, e exige das empresas uma postura socioambiental responsvel.

Nos Estados Unidos, o pblico verde foi chamado de lohas lifestyles of health and sustainability. Segundo pesquisa de mercado realizada pela The Marketing Insider, o pblico lohas 60% feminino, tem alta escolaridade e no se preocupa com preo faz suas escolhas de consumo com base em critrios de sustentabilidade e aceita pagar at 20% a mais por isso.

Assim, os lohas adquirem produtos de beleza e de alimentao orgnicos e preferem produtos de limpeza biodegradveis.

Outra pesquisa, divulgada pelo Natural Marketing Institute, mostrou que, em 2007, 40 milhes de norte-americanos j haviam aderido a esse lifestyle.

E como anda esse movimento de conscientizao ecolgica no Brasil?

Levantamento feito pela National Geographic Society, em junho deste ano, colocou o Brasil em segundo lugar no ranking de consumo verde a primeiro colocada foi a ndia.

O quesito moradia, que avalia o impacto ambiental de residncias em funo da baixa utilizao de aparelhos de ar-condicionado ou de calefao - foi o melhor desempenho brasileiro registrado, e o alto consumo de biocombustvel foi outro destaque.

Apesar dos lohas, segundo esse levantamento os Estados Unidos permanecem como um dos povos com os hbitos menos sustentveis do Planeta nos ltimos trs anos, juntamente com Canad, Frana e Inglaterra.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos