Tricologia

Genodermatoses envolvendo pelos e cabelos

Maio/Junho 2010

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Genodermatoses são alterações da pele ou de seus anexos, congênitas, hereditárias ou não, e que são de difícil solução. Apesar de raras, podem ser confundidas com outros problemas, portanto, vamos elencar as que envolvem os cabelos.

- Moniletrix: de origem hereditária, surge na infância e é caracterizada por dilatações e estreitamentos alternados nos cabelos e pelos, dando a impressão de contas de um rosário. É mais comum no couro cabeludo, mas pode atingir todos os pelos do corpo.

- Tricorrexe Invaginata: o pelo apresenta aspecto de nó de bambu, porque a haste se alarga e se invagina na parte distal. Na síndrome de Netherton essa ocorrência é clássica, mas pode ocorrer isoladamente ou com outras alterações capilares.

- Pili Torti: é caracterizada por pelos espiralados, torcidos em torno dos eixos, secos e quebradiços, cuja localização mais frequente é o couro cabeludo. O defeito é notado na infância por causa da fragilidade dos cabelos. É herdada por gene autossômico dominante e pode estar associada a outras malformações. É a anormalidade de pelo mais encontrada na síndrome de Menkes.

- Tricopoliodistrofi a: é parte da conhecida síndrome de Menkes e é uma associação do Pili Torti com defi ciência de cobre. É uma afecção causada por gene recessivo ligado ao sexo e deve-se à incapacidade de absorção intestinal e da utilização do cobre. O quadro inicia-se nos primeiros meses de vida e os cabelos são torcidos, sem brilho e quebradiços. Há atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, aneurismas e morte nos primeiros anos de vida. O diagnóstico pode ser confirmado com baixos níveis de cobre e ceruloplasmina no soro.

- Pili Annulati: tem origem autossômica dominante; os cabelos apresentam faixas anulares alternantes, com áreas claras e escuras por alterações do córtex e da medula do pelo, podendo ocorrer fraturas. É conhecida como cabelo em calda de tigre, sendo que ainda não existe tratamento, mas as tinturas podem ser usadas.

- Pili Pseudoannulati: tem aspecto idêntico ao do Pili Annulati, mas difere deste porque nesse tipo de pelo o anel brilhante deve-se à refl exão e à refração da luz por superfícies achatadas e torcidas do pelo, enquanto naquele tipo de pelo o anel mais claro decorre de alterações internas, no córtex e na medula.

- Pili Triangulati et Caniculi: conhecida como síndrome dos cabelos impenteáveis, apresenta-se com fios com aparência desorganizada e que não são penteáveis. A haste do pelo tem aspecto triangular quando observado na microscopia eletrônica, associado a uma depressão longitudinal. A quantidade de pelo é normal, assim como o comprimento. Com o passar do tempo, de 5 a 6 anos, os cabelos voltam ao normal.

- Pili Multigemini: caracteriza-se pela presença de vários pelos saindo de um único folículo pilossebáceo. É de ocorrência muito comum e sem problemas, a não ser quando a quantidade é excessiva.

- Cabelos Lanosos: conhecido mais pelo nome em inglês – wooly hair apresenta-se como cabelo crespo e encaracolado, como os dos indivíduos da raça negra. Os pelos lanosos, porém, são tão entrelaçados que se torna difícil penteá-los. Pode ser transmitida por gene autossômico dominante ou recessivo. É mais comum na criança e vai se normalizando na idade adulta.

- Tricoglifos: conhecidos popularmente como redemoinhos, são um grupo de cabelos que se implanta no couro cabeludo, formando uma imagem em espiral. É apenas uma alteração na disposição dos cabelos; não há alteração anatômica do folículo piloso ou da haste. Algumas alterações congênitas, como oxicefalia, dicefalia, microcefalia, trigonocefalia, síndrome de Down e síndrome de Prader- Willi, apresentam redemoinhos em grande quantidade e características tão particulares, que servem como um sinal diagnóstico da patologia.

- Hipertricose congênita generalizada: o corpo fica inteiramente recoberto com pelos do tipo lanugo; é transmitido por herança autossômica dominante e pode estar associado a distúrbios dentários e a outras síndromes.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos