Embale Certo

Inspetor de Qualidade para embalagens: procura-se

Março/Abril 2010

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

É cada vez maior o número de novos empreendedores que buscam no mercado cosmético uma diversificação para o seu negócio ou mesmo o início de um novo negócio incentivado pelos números de crescimento divulgados pelo próprio setor.

Somos o terceiro país do mundo em consumo de cosméticos, caminhando a passos largos para assumir o segundo posto, considerando que o Japão (segundo colocado) tem um crescimento bem menor que o nosso.

Se o mercado cresce nesta velocidade, será que a indústria cresce proporcionalmente para fabricar e atender a essa demanda? Com certeza essa resposta é não! E prova disso é a redução da disponibilidade nas fábricas que fazem terceirização. Isto porque as grandes estão terceirizando o que não conseguem produzir e novas marcas de empresas que não têm fábrica, surgem todos os dias. Achar um bom terceirista que atenda a contento todas as suas necessidades é raridade, face à atual demanda e à carência de terceiristas.

Outra pergunta é, será que o mercado tem profissionais especializados, principalmente técnicos para atender esse crescimento? A resposta também é não. Tente buscar no mercado um técnico em assuntos regulatórios! Tente buscar um manipulador com experiência na fabricação de todos os cosméticos! São raridades, não são encontrados.

Na verdade a resposta para essas perguntas está na falta de cursos específicos voltados para estas áreas.

Dentre os profissionais que mais faltam no mercado, está o Inspetor de Qualidade para Embalagens, ou Analista de Embalagens, ou Técnico em Embalagens, que são sinônimos para uma mesma função. A razão também é a mesma, a falta de cursos de especialização principalmente para a área cosmética onde, diferente, por exemplo, de uma embalagem para medicamentos, o visual é fator determinante para a aprovação ou reprovação de um lote de embalagens e a experiência do inspetor é de fundamental importância.

No mercado, são encontrados profissionais formados dentro das próprias empresas, oriundos das áreas produtivas, da logística ou do laboratório químico.

A verdade é que por conta dessa carência, muitas empresas não têm o departamento de Controle de Qualidade para Embalagens.

Terceirizar é praticamente impossível, primeiro porque não existem empresas voltadas para esse fim, segundo porque, se existissem, as naturais urgências inviabilizariam enviar amostra para inspeção e aguardar o resultado.

Uma saída é buscar esse profissional nos fornecedores. O problema é que, o que se acha é um especialista em vidro, um especialista em cartonagem, um especialista em plástico, etc. Porém alguém que conheça e consiga analisar todas as famílias das embalagens, esses fornecedores não têm. Se precisar com urgência, resta “roubar” de um concorrente.

Outra dificuldade é a falta de legislação específica, o que dificulta muito uma tomada de decisão por parte do inspetor quando se pretende reprovar um lote, tendo um embasamento legal.

Na prática e de comum acordo entre as partes, o que as empresas e os fornecedores mais utilizam é a Norma Military Standard, porém, a definição do NQA (nível de qualidade aceitável) e a classificação dos defeitos, ficam a critério de cada empresa.

Sendo assim a definição de aprovação ou reprovação dos lotes fica na mão do inspetor que, como citei anteriormente, via de regra, foi formado dentro da própria empresa. Dependendo do nível de conhecimento desse profissional que está diretamente ligado ao seu tempo de aprendizado na área de Controle de Qualidade de Embalagens, o resultado desta tomada de decisão pode não ser o real. Essa na verdade, é a grande reclamação de fornecedores.

Em resumo, em um país onde o setor cosmético cresce dois dígitos ao ano e a qualificação de mão de obra especializada não acompanha, notadamente na área de controle de qualidade de embalagens, não será estranho se começarmos a importar esses profissionais de outros países.

Enquanto isso não acontece vamos continuar com a plaquinha de “procura-se,” mas de preferência vivos.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Esse curso é online , para inspetor de qualidade de embalagens metálicas quanto custa, tem certificado?

por Evandro Dias 18/02/2021 - 04:02

Novos Produtos