Tricologia

Abordagem na Queda de Cabelos

Março/Abril 2005

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

A queda de cabelos é uma queixa que (de acordo com pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo) 60% das mulheres e 50% dos homens brasileiros têm. Para se fazer um bom diagnóstico é necessário, antes de mais nada, que se defina bem o que é queda de cabelo normal e anormal. Precisa-se saber se realmente estamos diante de um quadro de queda ou de um quadro de “quebra” de cabelos, o que consiste numa outra entidade.

O que o leigo define como queda é quando ele vê uma pequena massa esbranquiçada na ponta da haste, que costuma chamar de raiz. “Cai com a raiz” é a queixa comum. Esta pequena massa branca é mucina, uma proteína encontrada na extremidade dos cabelos, mas não é aquilo que se imagina ser “a raiz do cabelo”. Esta, a matriz, onde são produzidos os novos fios, não cai nunca.

Resolvida esta questão vamos ao segundo passo, que é saber se os cabelos estão caindo de forma irregular e em quantidade anormal. Um teste bastante fácil pode ser feito, introduzindo a mão, com os dedos separados, no meio dos cabelos. Fecha se a mão e percorre-se toda a extensão dos fios com esta. Se, ao final dos cabelos, tivermos mais de 6 fios na mão, estaremos diante de uma queda patológica. Menos que três, queda normal, e entre três e seis, dúvida. Este teste é chamado de “teste do puxamento leve”!

Definida a queda vamos buscar suas causas. Ficamos aí entre três possibilidades: a primeira, de caráter genético ou constitucional, o que pode ser esclarecido através de uma boa história familiar. É importante lembrar que a calvície é um processo relacionado a vários genes, e que tem relação com ambos os pais.

O segundo grupo envolve alguma alteração relacionada aos hormônios: hipófise, tireóide, supra-renal, ovários ou testículos. Qualquer pequena alteração nestas glândulas pode afetar os cabelos, ainda que não afetem outras partes do corpo.

Finalmente temos ainda o processo metabólico como um fator desencadeante de queda de cabelos. Precisamos avaliar as reservas de ferro, cobre e zinco, que, às vezes, estão dentro dos padrões da normalidade, mas não são suficientes para que o corpo faça novos fios de cabelos. Ainda neste bloco vamos encontrar o estresse ou o excesso de atividade física ou também regimes de exclusão (vegetarianismo, por exemplo), que podem levar a um desvio metabólico na direção da rarefação dos cabelos.

Se tudo estiver normal e mesmo assim o quadro de queda existe podemos solicitar uma biopsia do couro cabeludo. Para a avaliação da queda de cabelos hoje existe uma técnica especial de biopsia, chamada de corte transversal, na qual o patologista experimentado consegue avaliar com presteza que tipo de queda temos naquele caso.

O bom em tudo isso é que hoje podemos contar com um arsenal terapêutico bastante amplo do qual podemos lançar mão para reparar algum desvio ou até mesmo para contornar a expressão dos genes.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Por favor, me ajuda, meu cabelo está caindo de uma forma absurda, consigo já até ver parte do meu coro cabeludo branco de longe. Ele cai e tem aquela pontinha branca. Não sei o que fazer. Tenho 30 anos, 1,57 de altura, peso 57 kg.

por Gabrielle 29/04/2020 - 17:30

Oi e porque meu cabelo tá caindo com umas pontinhas brancas oq que e isso e como acabar com essas pontas branca

por Mateus 21/05/2021 - 23:47

Novos Produtos