Temas Dermatológicos

Manchas da Pele

Janeiro/Fevereiro 2005

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Não há dúvida que as manchas da pele são causadoras de sérias angústias durante quase todas as fases da vida, principalmente na adolescência e na fase adulto-jovem, pois influenciam, em muito, a aparência.

Atualmente, pessoas de qualquer idade, sexo, etnia e classe social buscam cuidar da estética, em vista da sua crescente valorização profissional, e o aparecimento de qualquer mancha deve ser vista de modo especial.

As manchas são classificadas em: hipercrômicas (melanose solar e melasma), ou manchas escuras, e hipocrômicas (vitiligo, pitiríase versicolor e leucodermia solar), ou manchas claras.

Vitiligo

Caracterizado por manchas acrômicas (sem cor), de tamanho e forma variados e que se espalham por todo corpo, sem apresentar nenhum outro sintoma. É resultante de um defeito na célula que produz a melanina, o melanócito.

O vitiligo acomete pessoas de todas as idades, com maior incidência entre os jovens, e não é contagioso. Sua causa ainda não é totalmente esclarecida, mas existem algumas teorias que tentam explicar o aparecimento.

Existem basicamente duas formas clínicas de vitiligo: “vulgar”, que se caracteriza por manchas de distribuição aleatória no tegumento e que parece estar associada às doenças auto-imunes, como as tireoidites, e a forma “segmentar” que se caracteriza por manchas restritas a um segmento unilateral do corpo, sem relação com doenças auto-imunes.

O curso da doença é imprevisível. A repigmentação espontânea das lesões poderá ocorrer em 10 a 20% dos pacientes. No tratamento são utilizadas medicações tópicas e de uso sistêmico, com o propósito de estimular os melanócitos. Cremes com corticóides e banho de luzes associado com psoralenos, a chamada Puvaterapia, têm bons resultados em longo prazo. Mais recentemente, drogas com o objetivo de regular a imunidade da pele têm sido usadas topicamente, com resultados promissores. O uso de produtos cosméticos para “disfarçar” as manchas é muito utilizado pelos pacientes com vitiligo, pois permitem excelentes resultados estéticos e melhor convivência social com a doença.

Melanose Solar

A melanose solar ou actínica é caracterizada por manchas de cor castanho-claro escura localizadas no dorso das mãos, punhos, antebraços e face decorrente do aumento de produção de melanina pelos melanócitos.

É um quadro bastante freqüente e também decorrente da ação cumulativa do sol na pele, observada após a terceira década de vida.

No tratamento, a recomendação mais importante é o uso constante de filtro solar, FPS mínimo 15, várias vezes ao dia. Várias técnicas poderão ser utilizadas para tratar as manchas, como os cremes à base de ácidos retinóico, glicólico, agentes clareadores, como a hidroquinona e substâncias químicas, como ácido tricloroacético, que podem ser aplicadas em consultório médico e, mais recentemente, o laser de dióxido de carbono.

Melasma

Também conhecido como cloasma, é uma alteração da pele caracterizada por manchas escuras que ocorrem na face, quase sempre em mulheres, após exposição solar, gravidez ou terapia hormonal.

Tendência genética e características raciais também influenciam no surgimento do melasma. Estas manchas ocorrem principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), testa, nariz, lábio superior e têmporas. São irregulares, porém de limites precisos. A intensidade de pigmentação é variável: às vezes discreta e quase imperceptível, noutras muito acentuada, trazendo sérios distúrbios emocionais.

A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (superficial), dérmico (profundo) ou misto. O tratamento do melasma implica no uso de protetores solares potentes para UVA e UVB, de preferência aqueles que associam propriedades químicas e físicas (de barreira). Substâncias despigmentantes, como a hidroquinona e o ácido kójico, associadas ao ácido retinóico poderão ser utilizados.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos