Tricologia

Tecnologia em Hair Care

Julho/Agosto 2006

Valcinir Bedin

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Valcinir Bedin

Os avanços tecnológicos em hair care têm sido constantes e sempre alvissareiros, mas compete ao mercado separar o joio do trigo, uma vez que os apelos de marketing nem sempre são compatíveis com a realidade.

Ao enumerar alguns ativos que estão sendo usados neste segmento, obviamente nossa intenção não é esgotar o assunto, mas sim sugerir produtos que, sabidamente, têm efeitos positivos nesta área.

Vamos abordar produtos que são utilizados principalmente em cosméticos de recuperação dos fios capilares e do couro cabeludo.

De um modo geral, a recuperação da haste se dá principalmente em relação à cutícula do fio, na tentativa de restaurar a sua integridade, tornando- a homogênea e não descamativa, o que faz com que a penteabilidade, a eletricidade estática e o brilho se mantenham em níveis adequados.

Com relação ao couro cabeludo, o tratamento cosmético envolve produtos que diminuem a descamação desta parte do corpo, reduzindo a dermatite seborréica e propiciando a higienização adequada.

Creatina (Creatine, Tego Cosmo C100 da Degussa) - A creatina possui tamanho reduzido, possibilitando sua penetração profunda na fibra capilar. Possui propriedade de reconstrução dos fios danificados por processos químicos e físicos e suaviza a superfície das cutículas.

Oligossacarídeo da cana de açúcar

(Dihydroxypropylstearyldimonium Oligosaccharides, Oligoquat M da Arch Chemicals) – Promove a reconstrução dos fios danificados, protegendo- os dos danos causados por processos químicos e/ou físicos devolvendo brilho e promovendo proteção. Sua propriedade aderente e hidratante forma uma significativa película que irá manter o cabelo com propriedades umectantes e suavizantes mesmo após o enxágüe.

Queratina hidrolisada

(Hydrolyzed Keratin, Queratan da Íon Tecnologias) - Trata o cabel o quimicamente modificado, restaurando suas proteínas. Devido ao seu baixo peso molecular, possui facilidade de penetração na cutícula dos cabelos, proporcionando hidratação, nutrição e brilho. Aumenta a força e resistência dos fios. Pode ser usando em shampoos, como agente protetor contra a irritação a tensoativos e fornece corpo e elasticidade para o cabelo.

Fitoqueratina [Hydrolized Corn Protein (and) Hydrolized Wheat Protein (and) Hidrolized Soy Protein, Phytokeratin da Arch Chemials] - Multiplica naturalmente os aminoácidos presentes no cabelo que exercem função importante na manutenção da umidade, ajudando a mantê-lo úmido e sedoso. Possui baixo peso molecular com a capacidade de penetrar nos fios, auxiliando na melhoria da aparência saudável e da umidade. Repara a cutícula do cabelo e previne a quebra dos fios causados pelo calor excessivo.

Extrato de Malaquita e Rodocrosita [Water (and) Malachite Extract (and) Rhodochrosite Extract, Malakite e Rhodolite da Brasquim] - A remineralização promovida pelos oligoelementos de pedras preciosas restabelece os componentes substanciais presentes na superfície do fio. Com ação hidratante e emoliente, promove brilho e auxilia a redução do volume.

Água de Flor de Jasmim [Water (and) Butyleneglycol (and) Jasminum officinale (Jasmine) Extract, Phytofleur Jasmine da Croda] - Hidratante, suaviza e controla a oleosidade dos cabelos finos. Atua também na reconstrução do fio, aumentando a resistência e melhorando o brilho.

Argila (Montmorillonite, Argila Verde da Prominerios) - Controla a oleosidade excessiva e a seborréia do couro cabeludo por adsorção do excesso de oleosidade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos