Temas Dermatológicos

Cuidados no Inverno

Julho/Agosto 2006

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

A pele faz contato com o meio exterior protegendo o organismo de agressões externas. Devido a estas características, é sensível às mudanças ambientais, como as alterações de temperatura.

No inverno a pele tende a ficar ressecada, pois a temperatura elevada dos ambientes favorece a evaporação da água. Além disso, as glândulas sebáceas produzem menor quantidade de sebo, pois são estimuladas pelo calor além do que, no inverno as pessoas suam menos, favorecendo também a desidratação cutânea.

A água é o elemento mais importante para o funcionamento adequado da pele. Peles desidratadas têm tendência a coçar e apresentar irritações. No inverno os principais cuidados com a pele estão relacionados a evitar o ressecamento.

O banho deve ser único, a qualquer hora do dia, rápido e com a água em temperatura amena. Tanto água muito quente como vários banhos ou banhos prolongados facilitam o ressecamento da pele. O sabonete deve ser neutro e os esfoliantes devem ser evitados nesta época do ano.

Existem óleos e hidratantes que podem ser utilizados no banho, principalmente, se a pessoa não gosta de cremes no corpo.

Esses hidratantes devem ser passados logo após o banho, depois deve-se enxaguar levemente e enxugar de maneira suave.

No inverno, uma das medidas mais importantes é utilizar um bom hidratante no corpo e no rosto, uma vez ao dia. Diversas substâncias tais como: uréia, ácido hialurônico, lactato de amônia, sorbitol, ácido glicólico, são interessantes para compor os produtos de hidratação.

O creme ou loção deve ser passado uma vez ao dia, de preferência, após o banho e ser bem espalhado em toda a cútis.

Quando houver áreas muito secas como: cotovelos, joelhos, pés ou mãos, pode–se ocluir com um filme plástico para potencializar a hidratação.

O rosto também deve ser hidratado, de preferência duas vezes por dia. Creme antienvelhecimento noturno e filtro solar podem ser associados a hidratante.

Nesta época as pessoas que utilizam AHA devem diminuir a freqüência, pois estes podem irritar a pele. A pele também está sujeita ao aparecimento de lesões eczematosas, devido a ressecamento e coceira. As alergias ficam mais evidentes e tendem a piorar.

A alimentação deve ser equilibrada e com muita água. Lembrar que os lábios também podem ressecar e devem ser protegidos e hidratados.

É importante ter em mente que o hidratante não precisa custar “uma fortuna”. Cremes ou óleos com formulações eficientes usados uma vez ao dia, protegem e hidratam a superfície cutânea.

Os cabelos também ficam menos oleosos e, às vezes, com as pontas muito ressecadas. Produtos com queratina, vitaminas e silicone podem ajudar.

As unhas ficam secas e quebradiças e as irritações ao seu redor são mais intensas.

É importante usar cremes e óleos protetores uma vez ao dia e diminuir a freqüência de idas a manicure, que deve ser orientada para retirar menos cutículas.

As roupas em contato com a pele devem ser de algodão, pois provocam menos alergia. Os cuidados com depilação precisam ser freqüentes, pois os pêlos podem encravar mais.

O inverno é a época adequada aos tratamentos de pele, como cirurgias plásticas e peelings.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos