Tricologia

Metodologias de Testes

Maio/Junho 2006

Valcinir Bedin

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Valcinir Bedin

Sempre que vamos falar sobre mtodos para avaliao dos plos e cabelos precisamos, de maneira didtica, agrupar nossas necessidades.

Talvez a mais importante para nossos leitores seja aquela que envolva o mercado. Assim, testes que comprovem a eficcia de algum produto so os mais visados e, portanto, so tambm os mais criticados. Temos ainda os trabalhos cientficos, de estudos bsicos, normalmente realizados nas universidades e com propsitos acadmicos. Finalmente temos os testes utilizados pela medicina forense, no qual o cabelo tem uma participao muito grande. S para constar, neste ltimo item temos como testes para avaliao de presena de drogas nos cabelos os mtodos de extrao, como a hidrlise cida, a hidrlise alcalina, a digesto enzimtica e o tratamento com tampo ou solventes orgnicos.

Temos ainda os mtodos no-cromatogrficos, divididos em imunolgicos e no-imunolgicos, e os mtodos cromatogrficos, de fina camada, a cromatografia lquida de alta performance e a cromatografia de gs/espectometria de massa. No campo acadmico, mas no exclusivamente, temos vrios testes que se imbricam com aqueles que so usados pelo marketing, mas poderamos ressaltar os estudos das cadeias de queratina como um dos que comeam na universidade e acabam no mercado.

Durante anos os cientistas desenvolveram uma gama variada de testes para avaliar a eficcia dos produtos capilares, para sustentar aquilo que o departamento de marketing anuncia. Estes testes tentam traduzir para a linguagem cientfica aquilo que percebido pelos consumidores e fazem uma correlao entre os dados dos testes e os resultados da vida real, obtidos em testes de salo ou painis de especialistas. Para tanto, utiliza-se aquilo que chamamos de cincia da avaliao, que nada mais que uma cincia da medida, mas com fronteiras muito prximas com outras formas de medida. Quando medimos os parmetros fsicos e qumicos, correlacionamo- os com os efeitos fisiolgicos e at mesmo psicolgicos e filosficos - mistura cincia e marketing e, para ser validado, tem de ter algumas caractersticas, dentre as quais a reprodutibilidade , com certeza, a mais importante.

Vamos classificar os testes no por ordem de importncia, mas por rea de atuao, e citar os mtodos considerados mais modernos em cada item.

Performance de shampoos

- Gerao de espuma: teste desenvolvido por Conklin J. et al em 1992, que utiliza dispositivo composto de quatro tubos de vidro interconectados, no qual se cria a espuma e se mede a quantidade dela.

- Detergncia: pode-se usar um mtodo de gerao de espuma e um de limpeza, avaliando-se a quantidade de produtos utilizados, a temperatura da gua, o tempo de limpeza total, usando-se a at o scanning da microscopia

- Produtos de penteado: um teste apenas no suficiente para obter um resultado positivo, portanto, associam- se algumas tcnicas e mtodos para se avaliar este item, tais como propriedades de fixao, de penteabilidade, de frico, de brilho, tensora e de comportamento de sudorese.

No campo do manejo dos cabelos tambm podemos ter vrias formas de avaliao. Capacidade de fixao do penteado e de reteno do mesmo so alguns dos principais itens que se quer medir. Outros so referentes medida da fora esttica gerada pelos cabelos quando penteados ou escovados.

Uma das medidas mais controvertidas a do corpo do cabelo, definido como a medida da resistncia que uma massa capilar tem de se recobrar de uma deformao induzida externamente. Baseados nesta definio, podemos avaliar a densidade, curvatura, rugosidade da haste, dimetro e interao entre as fibras.

Alm destes testes, podemos relacionar, para efeito de pesquisas posteriores, todos os outros mtodos que servem para a tricologia, sem a listarmos os de subjetividade: microscopia eletrnica, espectroscopia, reflectometria, espectrofotometria, espectrometria lquida, microfluorometria, espectroscopia de raio-X, eltrocintica, anlise qumica de espectroscopia eletrnica, anlise de imagem, microscopia polarizada, espectrometria infra-vermelha da transformada de Fourier, espectrofluorometria, anlises quantitativas e qualitativas.

Como podemos perceber, muitas so as formas de medio dos produtos para cabelo. Cabe a quem trabalha com esta rea separar os que realmente serve pesquisa daqueles que so criados especificamente para um produto.



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