Temas Dermatológicos

Terapia Antioxidante

Março/Abril 2006

Denise Steiner

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Denise Steiner

Envelhecer é inevitável. Mas é um processo que pode ser retardado e deve ser vivido de forma saudável para que se possa, de fato, sentir a vida em toda sua intensidade.

Ao lado de outras medidas de caráter preventivo geral, a terapia antioxidante surge como uma poderosa aliada na luta contra o envelhecimento. Essa terapia, em síntese, é baseada no combate aos radicais livres.

Radicais livres são originados por reações de redução de oxigênio e podem causar uma serie de danos celulares, como inativação de enzimas, alteração do estado de oxido– redução intracelular e alterações do DNA. Ocorre, então, a morte celular e a perda de certas funções celulares.

O processo de envelhecimento estaria associado a um crescente desequilíbrio entre a produção e a destruição de radicais livres. Há vários fatores que determinam o aumento da produção desses radicais. A maioria deles esta muito presente na vida de um cidadão morador de grandes cidades como São Paulo. Entre eles, podemos destacar: poluição, tabagismo, estresse, excesso de sol, dieta rica em carne vermelha e gorduras animais.

A primeira providencia, portanto, seria diminuir tal produção, procurando eliminar os fatores citados. Isso implica a mudança de alguns hábitos, uma disciplina mais rígida e a conscientização de cidadãos e autoridades.

Procura-se, em seguida, combater o excesso de radicais livres que, apesar das medidas anteriores, tornou-se uma realidade. Aqui, entra a terapia antioxidante propriamente dita. É grande o número de substâncias que atuam no combate aos radicais livres, destacando-se, entre elas, as vitaminas E, C e A, o selênio e o zinco.

Recomenda-se, então, que alimentos contendo tais substâncias façam parte da dieta cotidiana, respeitando as limitações impostas por outros agravos. A tabela apresenta os principais alimentos e seus antioxidantes.

Para que o efeito antioxidante de fato se concretize, há a necessidade de uma complementação com doses mais intensas, procurando-se ajustar essas doses com a situação de vida concreta de cada pessoa, bem como com determinados hábitos ou particulares vividos por ela. A freqüência diária dessa ou momentos particulares vividos por ela. A freqüência diária dessa administração também é ajustada e esses mesmos aspectos. Alem da administração por via oral, recomenda-se também a inclusão de antioxidantes como as vitaminas E e C, em formulas contendo filtros solares para a proteção da pele.

Os oligoelementos também são importantes, os mais destacados em fórmula para combater os estudos que propiciam a aceleração do processo de envelhecimento são o cobre, o magnésio, o manganês, o selênio e o zinco. Mas a respeito desses iremos falar na próxima edição.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos