colunistas@tecnopress-editora.com.br
Na coluna anterior abordamos a questão de como as Boas Práticas de Fabricação e Controle causam impacto nas atividades da Organização. Nesta oportunidade iremos considerar quais alterações a Organização pode causar sobre as BPF e C, caso não sejam observadas as atitudes adequadas pelos diversos departamentos - especialmente pela alta direção.
Como em todo “processo” e não “programa” (fazemos esta distinção uma vez que o conceito de processo é o de continuidade e melhoria continua), a implantação das BPF e C requer a existência de um “líder” e não de um “chefe”, pois quem faz qualidade são as pessoas, e estas, ao estarem comprometidas, necessitam de um guia para que este possa, leva-las a atingir os objetivos pretendidos.
Através dos tempos, experiência vem mostrando que a alta administração - ou, em empresas menores, os proprietários - são os guias a serem seguidos, pois ninguém personifica mais os objetivos da empresa do que os próprios.
Esta responsabilidade, pois alguns assim a consideram, não pode, em hipótese alguma, ser delegada. Caso isso ocorra, o risco de falha ou impossibilidade de implantação das BPF e C estará diretamente relacionada à ausência da participação da alta administração ou dos proprietários.
Durante nossa atividade profissional, nestes 42 anos, pudemos vivenciar situações nas quais a implantação das BPF e C, apesar de contar com todos os recursos humanos e materiais, não foi realizada, pois a participação da alta administração ou dos proprietários foi apenas “da boca pra fora”.
É totalmente errôneo pensar que os colaboradores da Organização não percebem a falta de comprometimento permanente da administração ou proprietários com as BPF e C.
Para exemplificar, relatamos fato ocorrido ao implantarmos o processo numa empresa localizada na região central do Brasil.
Após quase dois anos de implantação, durante os quais muitas foram as atividades voltadas aos hábitos de higiene e limpeza com o uso de papel toalha e sabonete líquido, nos lavatórios de vestiários e banheiros, fomos – em uma das visitas da consultoria - surpreendidos com o comunicado de que, ao receber do proprietário ordem para reduzir despesas, o comprador simplesmente havia suspendido a compra de papel toalha.
Avalie a frustração e o desconsolo dos colaboradores com as seguintes dúvidas:
- As BPF e C dependem do fluxo de caixa?
- A qualidade da empresa depende do fluxo de caixa?
- Qual o verdadeiro comprometimento: o da maioria dos colaboradores ou o dos poucos que ainda não se conscientizaram da necessidade da existência das BPF e C para a sobrevivência da empresa?
Pode o leitor avaliar o esforço despendido para evitar que a expectativa dos colaboradores - conseguida em dois anos de trabalho - não fosse quebrada por uma atitude totalmente desproporcional ao benefício pretendido?
Mencionamos o fato para que possamos refletir e concluir o porque da participação e comprometimento da alta administração ou proprietários - totalmente conscientizados da sua responsabilidade - no processo de implantação das BPF e C.
Cabe aqui ressaltar que um dos grandes obstáculos para a ausência de compromisso com as BPF e C é, como já mencionado, é o conceito de que se trata de um “assunto de fábrica”.
Apenas para corroborar e comprovar o episódio aqui descrito, sugerimos ao leitor fazer, por conta própria e com a maior isenção possível, uma observação sobre qual é o clima da organização em que atua com relação ao tema Qualidade e, se for uma indústria, com relação ao tema BPF e C. Espero que o resultado obtido não coincida com o aqui exposto, para o bem de todos!
A Laura Mercier lança no Brasil mais um item da linha Real Flawless. O co...
O Vichy Colágeno Specialist, novidade da Vichy, foi desenvolvido ...
A Sport Eyelash Máscara, lançamento da Pink Cheeks, proporciona um...
A marca Francis, da Flora, apresenta uma linha de desodorantes antitranspirantes...
A Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para ...
A Gaab Wellness, marca de beleza e bem-estar fundada pela empresá...
Pensada especialmente para o cuidado dos cabelos lisos infantis, a linha Novex L...
A família de produtos Match, do Boticário, lança a linha Ma...
A Nars Cosmetics apresenta o Powermatte High-Intensity Lip Pencil, um batom em f...
A linha Natura Luna amplia o portfólio com a chegada de Luna Ousadia, f...