Assuntos Regulatórios

Nova rotulagem para tinturas capilares na UE

Novembro/Dezembro 2009

Emiro Khury

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Emiro Khury

Quase todos os dados de mercado publicados desde 2006 concordam com o crescimento do con
sumo de produtos tonalizadores de cabelos no Brasil e em outros países, inclusive da União Europeia (UE). Talvez devido a esse aumento no consumo, autoridades reguladoras desses países detectaram aumento na incidência de efeitos adversos, especialmente irritação e alergias relacionadas ao uso desses produtos cosméticos.

O Comitê Científico de Segurança dos Consumidores, um dos três comitês independentes que assessoram a Comissão Europeia em assuntos específicos, concluiu, em seu “Memorando sobre corantes capilares e suas propriedades de sensibilização cutânea”, publicado em 29 de março de 2007, que “as alergias de contacto provocadas por corantes capilares representam um problema de saúde cada vez mais importante para os consumidores e a sociedade, causando nas pessoas, às vezes, dermatites agudas e graves no pescoço, couro cabeludo e face”.

A mesma conclusão cita o fato de que, das 46 substâncias analisadas (são 117 no total), 10 foram categorizadas como sensibilizantes extremos, 13 como fortes e 4 como sensibilizantes moderados, em relação à pele.

Em resposta a isso, a Comissão Europeia publicou, no dia 28 de outubro de 2009, uma emenda alterando as exigências de rotulagem para produtos capilares que contenham corantes capilares oxidantes e alguns não oxidantes, e que contenham substâncias classificadas como fortemente ou extremamente sensibilizantes. Para esses produtos, incluindo os que contenham phenylenediamines e methylphenylnediamines, a advertência atual Pode causar uma reação alérgica deve ser substituída por:

Tinturas capilares podem causar reações alérgicas severas. Leia e siga as instruções:

Este produto não foi planejado para uso em pessoas com menos de 16 anos de idade.

Tatuagens temporárias de henna preta podem aumentar o risco de alergia.

Não pinte seu cabelo se:

- Você tiver uma erupção cutânea na face ou couro cabeludo sensível, irritado ou danificado.

- Alguma vez tiver ocorrido qualquer reação depois de tingir seus cabelos.
- Tiver acontecido alguma reação por causa da tatuagem temporária de henna preta, no passado.
E, no caso de situações específicas, complementar com:

Contém phenylenediamines (toluenediamines).
Não use para tingir cílios ou sobrancelhas.
Use luvas apropriadas.

Essa emenda entrou em vigor no dia 18 de novembro e as empresas têm prazo de um ano para adaptar a rotulagem de seus produtos às novas exigências.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Seja o Primeiro a comentar

Novos Produtos