Embale Certo

Gravação em silk screen

Setembro/Outubro 2009

Antonio Celso da Silva

colunistas@tecnopress-editora.com.br

Antonio Celso da Silva

Normalmente, os assuntos que eu abordo nesta coluna são os problemas, as soluções, as novidades, entre outros, vividos no meu dia a dia de trabalho. Essa é a maneira que encontrei de dividir com os leitores a realidade do nosso mercado, e de poder ajudá-los na solução de problemas comuns em empresas. Fico feliz e ganho o dia quando alguém me diz que leu a coluna e conseguiu resolver um problema, aplicando ou usando as dicas que passei.

Há pouco tempo escrevi sobre o problema da gravação/pintura em vidros, porém percebo que tão problemático ou mais que esse serviço, é a decoração/gravação em embalagens plásticas, normalmente, feita pelo processo de silk screen.

Podemos dividir esse assunto em duas partes distintas.

A primeira diz respeito aos fabricantes de embalagens plásticas que têm na sequência do processo de produção, seus próprios equipamentos para fazer a gravação. São geralmente empresas de grande porte que se comprometem com a qualidade, tanto em relação ao dimensional quanto ao visual da embalagem que fabricam, e com a gravação dessa embalagem. Para obter esses resultados, investem e contam com equipamentos modernos de alta produtividade, com processos controlados, baixa perda e, principalmente, profissionais competentes.

Na contramão da história estão as empresas que não fabricam embalagens, apenas prestam serviços de gravação. Com raras, muito raras, exceções, digo raríssima mesmo, encontra-se uma ou outra que se salva. O resultado é sempre uma catástrofe. Sem falar de qualidade ainda, devemos considerar o alto índice de perdas, ou seja, a empresa que precisa mandar gravar suas embalagens envia uma quantidade e recebe de volta quase metade dessas embalagens como refugo de gravação. O que é pior, se não foi feito um contrato entre as partes ou se as condições não foram combinadas antes, é quase certo que haverá prejuízo para a empresa que contratou o serviço, pois, em geral, não é possível remover essa gravação/refugo e as embalagens vão para a sucata.

Outros dados que chamam a atenção são a limpeza, a higiene e a organização do local onde é feito o silk screen, sempre muito precários, dos quais boas práticas de fabricação (GMP) passam longe.

Sobre qualidade é melhor nem falar, pois, de novo, com raríssimas exceções, encontra-se uma gravação de qualidade que não se solta no “scotch test” e nem em contato com o produto, que não tem falhas, borrões etc, etc...

No fundo, o que temos no mercado são empresas que começaram a fazer gravação em silk screen há muitos anos e não perceberam que o mundo mudou, que o mercado mudou, que a qualidade não é mais um diferencial e sim uma necessidade básica de qualquer produto. Existem também, com esse perfil, empresas de fundação mais recente, mas que frequentemente os proprietários são ex-funcionários dessas empresas antigas e acabam levando consigo os mesmos vícios.

Como agravante e do outro lado está a necessidade das empresas de fazer as gravações em silk screen. Estas são sempre feitas em pequenas quantidades porque as quantidades mínimas de rótulo ou sleeve (sistemas alternativos ao silk screen) são inviabilizadas, em função do preço proibitivo para pequenas quantidades.

O que existe, no fundo, é a urgente necessidade de as empresas que fazem esse tipo de gravação se modernizarem, lembrando que uma embalagem de cosmético não é similar às embalagens de acetona, água oxigenada ou de qualquer outro produto de limpeza. A qualidade da gravação deve ser melhorada e a atenção aos pequenos fabricantes que hoje compram pouco tem de ser especial, pois a maioria destes irá crescer e passará a comprar muito mais.

Enfim, é preciso olhar o mercado cosmético como um dos que mais cresce e saber que o consumidor está cada vez mais exigente, paga um pouco mais, mas quer produto e embalagem de qualidade.

Não estou aqui querendo criticar as empresas que fazem esse tipo de gravação, apenas por criticar, mas estou tentando alertá-las, mostrando a elas a visão de quem convive com o mercado e escuta muitas reclamações. O mercado precisa dessas empresas, porém precisa, acima de tudo, que o serviço de gravação em silk screen e o atendimento tenham melhor qualidade.



Outros Colunistas:

Deixe seu comentário

código captcha

Adorei o seu artigo muito interessante e preciso.

por beleza real cosmeticos 01/05/2016 - 13:13

Novos Produtos